2019 está sendo um ano mais do que especial para o Colégio Centro de Estudos – Sistema PH de Ensino. Além de se consolidar cada vez mais como uma escola com alto índice de aprovação de alunos nos melhores vestibulares do país e ter tirado, também, o 1º lugar no ENEM 2018, dentro do ranking dos 30 melhores alunos por instituição em Campos, o Colégio Centro de Estudos abriu o Ensino Fundamental I – Anos Iniciais com tanto sucesso que, no mês passado, deu início a sua temporada de matrículas, frente à demanda de pais em busca de uma vaga para seu filho.
Para abordar esse sucesso, o Mania de Saúde esteve na escola e conversou com a coordenadora pedagógica Heidy Fernandes, que explicou como tem sido o trabalho nesse segmento. “A abertura do Fundamental I superou as nossas expectativas. A começar pela realização dos projetos, que têm sido um sucesso enorme na escola. No primeiro bimestre, por exemplo, o foco foi o meio ambiente, onde abordamos a questão da sustentabilidade e tivemos um retorno muito positivo das famílias. No bimestre seguinte, trabalhamos a cidadania e a solidariedade, com campanhas de arrecadação em prol de algumas instituições filantrópicas. Já no terceiro bimestre, o tema escolhido foi empreendedorismo, que trouxe diversas abordagens interessantes para os alunos, a ponto de alguns pais empreendedores terem vindo à escola para falar sobre o tema. Isso agrega muito ao aprendizado. Além de promover uma forte interação entre a escola e a família, o que é um grande diferencial da instituição”, disse Heidy, citando a abertura do Jicces, que são os jogos internos do Colégio Centro de Estudos, cuja realização também contou com uma parceria ativa por parte dos pais. 
Segundo a coordenadora, toda essa colaboração reforça a proposta pedagógica do Colégio Centro de Estudos, que prima pela excelência no ensino. “O material do Sistema PH é reconhecido pela sua qualidade e por ser muito robusto, sendo que aqui, na escola, ele é trabalhado de forma muito lúdica, prazerosa, visando sempre a individualidade do aluno. Afinal, embora o conteúdo seja o mesmo, cada criança aprende de um jeito. Por isso desenvolvemos tanto essa parte da inteligência emocional, dando todo o suporte necessário para o aluno em seu processo de aprendizagem”, diz Heidy, fazendo menção ao projeto “A Liderança do Eu”, que fundamenta essa proposta. “‘A Liderança do Eu’ é o projeto socioemocional da escola, que é desenvolvido de acordo com a necessidade e a faixa etária do aluno. Baseado na BNCC, ele trabalha diversas competências socioemocionais, para que o aluno não apenas absorva conteúdos, mas aprenda a lidar com diferentes situações que aparecerão ao longo da vida, indo muito além do aprendizado em sala de aula”.
Já para 2020, o Colégio Centro de Estudos vem preparando uma grande novidade: o Projeto Bilíngue, que vai aprofundar e solidificar a relação dos alunos com o inglês, como revela Alaíde Saab, coordenadora do Ensino Fundamental II e do Projeto Bilíngue. “Esse trabalho será realizado, a princípio, do primeiro ao quinto ano, seguindo uma grande tendência de mercado. Porque hoje todos reconhecem a importância de aprender a segunda língua desde cedo. E, para isso, montamos um projeto onde o aluno não aprende o inglês de forma isolada, mas dentro de um contexto bem mais amplo, onde aquele conhecimento passa a ter um significado bem maior para ele. Isso porque a exposição diária ao inglês, integrada aos conteúdos em português, colabora para uma melhor absorção e para o desenvolvimento de várias habilidades cognitivas e socioemocionais, sobretudo porque esse aprendizado se dará por meio de vivências relacionadas ao cotidiano deles”, conta Alaíde. “Vamos realizar brincadeiras, fomentar a cultura maker, simular uma compra numa loja, uma ida à lanchonete, fazendo uso de várias ferramentas para desenvolver a oralidade e fazer com que o idioma se torne algo natural para os alunos. A ideia é motivar para aprender, utilizando a língua inglesa como meio para absorção dos demais conteúdos curriculares, baseando-se na CLIL (Content and Language Integrated Learning), que são aulas de outras disciplinas em inglês, integrando conteúdo e linguagem, alinhado à BNCC. É um trabalho realmente diferenciado, que trará frutos muito significativos”.
Quem quiser saber mais sobre o trabalho do Colégio Centro de Estudos, ele se localiza à Rua Voluntários da Pátria, 172, e atende pelos telefones (22) 2722-1472 e (22) 99999-8111. Que tal fazer uma visita?

Texto produzido em 28/08/2019