Uma das características do Mania de Saúde ao longo desses 26 anos sempre foi buscar uma grande variedade de temas e assuntos que possam despertar a curiosidade de nossos leitores. Nesta edição comemorativa, nossa reportagem conversou com o Mestre Marcelino Moreira Magalhães, cujo nome espiritual é Murli krishna Dasa sobre o movimento Hare Krishna, que possui em Campos um Centro Cultural onde são desenvolvidas suas atividades. 
Mania de Saúde – Primeiro gostaria que o mestre explicasse para os leitores do Mania de Saúde como surgiu o movimento Hare Krishna.
Marcelino Moreira Magalhães – O movimento Hare Krishna foi fundado em 1965 por Srila Prabhupada, monge indiano considerado o mais prolífico e proeminente conhecedor da filosofia védica, que é a base filosófica do movimento Hare Krishna. Srila Prabhupada veio para o ocidente para satisfazer a vontade de seu mestre espiritual (Bhaktisidanta Saraswati), que o ordenou para difundir a cultura milenar dos Vedas em países ocidentais. Prabhupada criou a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna. Sua trajetória pelo ocidente durou 13 anos em atividades missionárias, escreveu mais de setenta volumes de traduções, comentários e estudos dos clássicos filosóficos e religiosos da Índia. Respeitadíssimo nos círculos acadêmicos devido a sua autoridade, clareza e profundidade, estas obras são utilizadas como compêndios modelares em grande número de faculdades e universidades do mundo inteiro.
Mania de Saúde – Algumas pessoas acreditam que o Hare Krishna é uma religião. Isso procede?
Marcelino Moreira Magalhães –
Apesar da maioria das pessoas usarem a expressão religião Hare Krishna, seita Hare etc, estes conceitos usuais não correspondem à verdadeira classificação do que vem a ser realmente o “Hare Krishna”. Não se trata meramente de um sistema religioso sectário, mas uma vasta ciência de refinadíssimos conceitos teológicos, aborda premissas filosóficas com apurada profundidade metafísica e com inigualável rigor científico. Qualquer dúvida pode ser debelada através do estudo circunspecto desta ciência espiritual, tanto no âmbito material como espiritual. Temas como, cosmologia, sociologia, filosofia, artes diversas etc. encontram nesta cultura espiritual respostas perfeitas livres dos quatro defeitos da natureza humana que vem a ser sentidos imperfeitos, tendência a enganar os outros e a si mesmo, estar sujeito ao jugo da energia ilusória e indubitavelmente cometer erros.

Mania de Saúde – É comum associar as pessoas que seguem a filosofia Hare Krishna com benevolência, paciência e bondade. Porque isso?
Marcelino Moreira Magalhães –
Segundo a filosofia védica existem três modos ou três energias que exercem influência sobre as criaturas neste mundo, estas três energias (ou modos) são conhecidas como Tamo guna: o modo da ignorância. Rajo guna: modo da paixão. Satwa guna: o modo da bondade. Uma pessoa no modo da ignorância exibe em sua personalidade sintomas como vícios deletérios de sua capacidade cognitiva, como uso de drogas diversas. Consequentemente, elas se tornam inconsequentes, desprovidas de asseio corpóreo, promiscuidade, inércia e loucura. No modo da paixão existe uma tendência para uma sofisticada gratificação dos sentidos através da opulência material e, no modo da bondade, a caridade, benevolência, o altruísmo e a filantropia se tornam naturalmente evidentes nas ações das pessoas influenciadas por este modo, e como para a purificação da existência é compulsório estar fixo no modo da bondade os devotos de Krishna são piedosos e compassivos.
Mania de Saúde – O que uma pessoa precisa para seguir o movimento? Digo, alguém que lendo essa reportagem e tenha o desejo de conhecer mais.
Marcelino Moreira Magalhães –
Para se tornar uma pessoa devotada a Krishna ela precisa apenas fazer um ajuste gradual em sua vida trocando prazeres inferiores como uso de drogas (cigarros, bebidas alcoólicas, alucinógenos etc.) ou seja manter, uma conduta que se coadune com o modo da bondade, vida sexual através da licença dos laços matrimoniais e com o escopo fundamental de criar filhos com uma consciência pautada nos valores espirituais, adotar uma dieta vegetariana comendo apenas alimentos que antes de serem ingeridos são oferecidos a Deus com amor e devoção etc. Quem desejar conhecer mais sobre esta notável cultura temos em Campos dos Goitacazes um Centro Cultural que fica localizado na Rua Atilano Crisóstomo, 105, Parque Tamandaré, com reuniões abertas todos os sábados a partir das 19hs. Quem nos visitar será com certeza muito bem-vindo! Cante Hare Krishna Hare krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare e seja feliz!

Texto produzido em: 21/05/2017