Campos será sede de um campeonato a nível nacional de tênis no final do mês de julho. Cerca de 150 atletas infanto-juvenil estarão na cidade para disputa do II Campeonato Saldanha da Gama Open de Tênis entre os dias 26 e 30, nas categorias feminino e masculino, em simples e dupla. A competição faz parte do calendário da Federação de Tênis do Estado do Rio de Janeiro (FTERJ) e contará pontos para a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
A primeira edição da competição foi em 2015, quando mais de 100 tenistas do Brasil e alguns estrangeiros participaram da disputa nas quadras do Saldanha do Gama para um público total de mais de 3.500 pessoas. Ano passado, a competição não ocorreu por coincidir com a agenda olímpica.
O diretor responsável pelo campeonato, Paulo Bárbara, destaca o nível técnico do torneio e o potencial dos atletas brasileiros na categoria infanto-juvenil, que envolve tenistas de 10 a 18 anos. “Hoje o Brasil é um dos países com maior número de tenistas e torneios juvenis do mundo. Só para ter uma ideia, tivemos três campeões sul-americanos – 12 anos masculino, 14 anos masculino e 16 anos feminino – um terceiro lugar no Mundial (16 anos feminino) e outro quarto (14 anos masculino) no mesmo Mundial no ano passado”.
A proposta da competição em Campos é criar uma agenda esportiva municipal, atrair apoiadores e aquecer a economia da cidade. “Queremos desenvolver um torneio bem organizado e estruturado, com estratégias de logística, transporte, hospedagem e treinos para que os atletas de todo o Brasil se sintam em casa e para que seja um campeonato de alto nível técnico. Acima de tudo ver a dedicação e alegria desses jovens atletas e a participação dos familiares e da torcida. Isso nos enche de satisfação e com um leve sentimento que estamos contribuindo para a formação de cidadãos por meio deste esporte magnífico”.

Texto produzido em: 22/06/2017