Em suas edições, o Mania de Saúde tem sempre procurado conscientizar a população e o poder público quanto aos animais abandonados nas ruas da cidade. Algumas iniciativas, felizmente, buscam amenizar o problema. Esse é o caso do “Bazar Beneficente Auau Miau”, que será realizado no dia 8 de julho (sábado), em Campos, das 9h às 19h, na veterinária VitalVet, situada à Rua Gil de Góis, 374. Trata-se de um evento com venda de roupas novas e seminovas, masculinas, femininas e infantis, além de um bar com caldos e bebidas variadas. A renda será destinada para duas instituições, uma de Macaé e outra de Campos, que prestam serviços de cuidados aos animais. 
Quem nos conta mais sobre a iniciativa é Jacqueline Ribeiro, organizadora do evento. “Existe uma casa, em Macaé, chamada Casa dos Anjos, que tem cerca de 900 animais. Através de uma pessoa conhecida da VitalVet, eles chegaram até nós e resolvemos, então, fazer esse bazar para ajudar a instituição. Mas ele não ficará restrito a ela. O bazar também vai ajudar o Abrigo de Cães Lenita, que é uma cuidadora daqui de Campos. Ela pega muitos animais debilitados, abandonados e cuida deles. Então, vimos que era uma oportunidade de ajudar tanto a Lenita quanto a Casa dos Anjos. O bazar vai ter artigos adultos e infantis, além de acessórios e outros produtos, a fim de arrecadar dinheiro, materiais de limpeza, alimentos e remédios para esses animais. E os recursos serão distribuídos entre as duas instituições”, diz Jacqueline. “Durante o bazar vamos oferecer caldos e bebidas variadas, com música ambiente, para atrair mesmo o público, que pode visitar e abraçar essa causa tão solidária. Afinal, são animais que realmente precisam de ajuda e o bazar vai cumprir esse objetivo”, complementou.
Jacqueline conta que a Casa dos Anjos precisou entregar o local onde funcionava, um terreno muito maior do lugar onde eles estão agora, o que mostra a necessidade de recursos para a instituição. “São por volta de 900 animais em um espaço menor e eles precisam fazer obras de adaptação para cuidar dos bichos e, assim, oferecê-los para doação. Por isso precisamos tanto do apoio da comunidade. A Casa dos Anjos necessita de recursos. A Lenita também, pois realiza um serviço de extrema importância em Campos. Ela pega para si os animais abandonados e cuida deles. Mas, assim como na Casa, isso exige recursos para materiais de higiene, alimentação etc. Quem puder ajudar será muito bem-vindo!”. 
Além de comprar no bazar e bar do evento, a população poderá ajudar com doação de vassouras, detergentes, pano de chão, desinfetante, cloro líquido, vermífugo (canino e felino), tapete higiênico para os animais, Doxiciclina, Rifocina, Polvidine e o que mais seu coração mandar. Participe!

Texto produzido em: 21/06/2017