Conheça os testes para detectar o Covid-19

Covid-19Desde que a pandemia do coronavírus aportou no Brasil, no final de fevereiro, os brasileiros passaram a acompanhar diariamente as notícias sobre o Covid-19. Mas, apesar da quantidade de informações transmitidas por rádios, jornais, TVs e redes sociais, grande parte do público ainda desconhece como são feitos os diagnósticos para detectar o coronavírus – e não são poucos os que ignoram, por exemplo, a possibilidade de realizar esses exames na rede privada, em caso de dúvidas ou suspeita.

Foi pensando nisso que a Clínica XY Diagnose ampliou a oferta de serviços para o combate ao Covid-19 e está disponibilizando diferentes testes para diagnóstico da doença. A fim de explicar quais são eles e como funciona, ouvimos o Dr. Antônio Francisco Alves da Silva, Mestre em Biociências e Biotecnologia (com ênfase em biologia molecular com atuação em genética humana), Doutor em Biociências e Biotecnologia (com ênfase em biologia molecular com atuação em genética humana) e Especialista em Análises Clínicas e Biotecnologia, e Dra. Patrícia Damasceno Ribeiro, Graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Citogenética, Mestre em Biociências e Biotecnologia, Doutora em Engenharia Genética e Responsável Técnica pelo Laboratório XY Diagnose. Confira!

 

RT-PCR em tempo real COVID-19

A RT-PCR é o diagnóstico laboratorial considerado padrão ouro para a identificação do novo coronavírus SARS-CoV2. Detecta o material genético por metodologia de biologia molecular – RNA do vírus Sars-Cov-2 por RT-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) em amostras de secreção respiratória (naso/orofaringe, lavado brônquico ou secreção traqueal).

A carga viral, em média, pode ser detectada por metodologias moleculares entre 0 a 12 dias de sintomas. Casos de detecção prolongada tem sido observado, especialmente em situações de maior gravidade.

 

Teste RápidoECO F COVID-19 Ag

O Teste ECO F COVID-19 Ag é um imunoensaio fluorescente para identificação da presença de antígeno do vírus, utilizando amostras de swab de nasofaringe e/ou orofaringe pela metodologia de imunofluorescência. O teste permite agilidade na tomada de decisões, auxiliando diretamente no direcionamento do tratamento e prognóstico do paciente, além do controle da disseminação do COVID-19.

 

Teste Rápido COVID-19 IgG/IgM

O Teste COVID-19 IgG/IgM é uma imunocromatografia que detecta anticorpos IgM/IgG no sangue total para avaliação da resposta imunológica à infecção pelo Sars-Cov-2. Os anticorpos podem ser detectados com melhor sensibilidade a partir do 7o dia de sintomas, sendo a realização deste teste recomendada após este período. O teste poderá auxiliar na triagem de indivíduos assintomáticos, fornecendo dados clínico-epidemiológicos de importância, além do auxílio no diagnóstico daqueles pacientes que já não estão na janela de detecção do vírus.

 

Painel Respiratório – 20 patógenos

O Painel Respiratório é um teste molecular in vitro para a detecção qualitativa de ácido nucleico em amostras clínicas como auxílio para a avaliação de infecção do trato respiratório. O teste analisa 20 agentes patogênicos respiratórios de uma única vez, incluindo 17 vírus e 3 bactérias, utilizando amostra de swab nasofaríngeo.

As doenças causadas pelos patógenos respiratórios podem cursar um conjunto de sintomas comuns e não específicos, por essa razão é tão importante a utilização de um teste diagnóstico capaz de identificar o agente. A identificação precisa permite a intervenção clínica precoce e o melhor manejo terapêutico do paciente.