Como melhorar a imunidade na mudança de tempo?

O médico alergista e imunologista Dr. Luiz Bandoli
O médico alergista e imunologista Dr. Luiz Bandoli

Foto: Banco de ImagensMaio chegou e com ele avançamos no outono rumo ao inverno. É um período em que muita gente sofre comas mudanças de temperatura e o clima maisseco, bem propício para doenças respiratórias. No entanto, é possível preparar o nosso organismo para esta época

Sobre isso, nossa reportagem ouviuo médico alergista e imunologista Dr. LuizBandoli. Ele começa explicando como onosso corpo reage aos invasores. “O nossosistema imunológico é composto por células,tecidos e órgãos que funcionam como umexército a fim de nos defender da invasãode hospedeiros oportunistas. Assim comoqualquer quartel, os soldados necessitamde recursos específicos e treinamentos paraestarem aptos na hora do combate. Sem esses artifícios, ele se torna fraco e incapaz deexercer sua função protetora, nos colocandoem risco. A prática de bons hábitos faz comque esses estímulos cheguem às células dedefesa. A nossa alimentação tem um papelfundamental. Através dela ingerimos os oligoelementos (vitaminas e minerais), que irãofuncionar como energia na hora do combatee estimular a produção de novos soldados(células). Quanto mais natural for a alimentação do paciente, melhor será a ingestão e absorção destes elementos. Opte pordiversificar os alimentos como verduras,legumes, frutas e grãos. Tome em média2 litros de água. Deve-se evitar a ingestãode alimentos ultra processados (fast-food,congelados e afins) e gorduras ruins”

Dr. Luiz prossegue dando outrasdicas para o corpo responder de formamelhor a este período. “Atividades físicasregulares também auxiliam, pois colaboram para controlar a pressão arteriale o açúcar no sangue. Além de liberar hormônios que auxiliam e fortalecemainda mais o sistema, pois possuem função anti-inflamatória. É preciso, também,evitar a exposição ao tabagismo. O tabagismo faz com que as células carreguemmenos oxigênio, que é tão fundamentalpara as atividades das mesmas. Além defazer com que haja um aumento de mucoe secreções, que funcionam de alimentospara as bactérias e vírus. Ter qualidade dosono é fundamental, pois o nosso sistemaimunológico necessita desse momento derepouso para se recuperar. E, finalmente,esteja com a vacinação em dia. A vacinação estimula e ensina nosso sistemaimunológico a funcionar, tornando-o aptopara nos defender das vacinas que tomamos. A produção de anticorpos conferememória para uma possível infecção dopatógeno. Quanto mais completo nossocartão vacinal, menor a probabilidade dedesenvolvermos as doenças que fomosimunizados”.