
gastroenterologista
Fabricado em Israel, e o quarto no Brasil, aparelho está disponível no consultório da Dra. Karla Lourenço
Uma importante novidade para a saúde regional chegou ao Brasil: um aparelho inovador para a detecção da bactéria Helicobacter pylori, conhecida como H. pylori, está disponível em Campos dos Goytacazes. Fabricado em Israel, o equipamento agora pode ser encontrado no consultório da Dra. Karla Glaysia Azeredo Lourenço, médica gastroenterologista. “Estamos oferecendo à nossa comunidade um exame de alta tecnologia, acessível e sem complicações, que vai facilitar muito o diagnóstico e tratamento do H. pylori”, afirma Dra. Karla Lourenço.
O H. pylori acomete cerca de 70% da população brasileira e é a principal causa de gastrites crônicas em crianças e adultos, além de provocar úlceras no estômago e duodeno e ser um agente causador de câncer de estômago. “Esse novo aparelho permite uma detecção simples, indolor e não invasiva do H. pylori, dispensando anestésico e acompanhante”, explica a médica. “Com apenas dois sopros, o exame oferece resultados em dois minutos. Trata-se do teste respiratório da ureia marcada com carbono 13, uma alternativa à endoscopia digestiva”.
Um dos principais benefícios do teste é que ele não exige jejum e pode ser realizado em crianças, pacientes bariátricos, idosos, gestantes e lactantes, sem contraindicações. “O teste respiratório tem excelente sensibilidade e especificidade, sendo considerado o exame padrão ouro para o controle após a erradicação do H. pylori”, destaca Dra. Karla. “Em pacientes bariátricos, por exemplo, a realização de uma endoscopia digestiva antes da cirurgia é necessária para detectar a presença de H. pylori e gastrite. Sendo positivo para H. pylori, deve-se tratar e depois certificar-se que foi erradicada. Nesses casos, é muito melhor para os pacientes a realização de um exame simples e não invasivo, como o teste respiratório”.
Os diferenciais, segundo ela, são muitos. “Este é o quarto aparelho desse tipo no Brasil e o primeiro no Estado do Rio de Janeiro, representando um avanço significativo para a saúde em Campos dos Goytacazes e região, porque, com o aparelho, tenho a possibilidade de realizar o exame mesmo que o paciente não esteja presencialmente no consultório. Eu posso enviar para ele um kit com o material e tenho até 14 dias para colocar as bolsinhas na máquina e ela fazer a leitura. Dessa forma, posso enviar para pacientes que estão, por exemplo, no Rio de Janeiro, em Itaperuna, São Fidélis, São João da Barra etc. O paciente faz no conforto da sua casa e me envia pelo correio. Com o material em mãos, eu coloco na máquina e em dois minutos o resultado está pronto”.
A chegada dessa tecnologia ao consultório da Dra. Karla Lourenço promete revolucionar a forma como o H. pylori é detectada e tratada, oferecendo uma opção prática e eficiente para a população. “Estamos comprometidos em trazer o que há de melhor em tecnologia médica para nossa comunidade”, enfatiza. “Essa inovação facilita o diagnóstico e o tratamento, tornando-os mais acessíveis e menos desconfortáveis para os pacientes. Estamos aqui para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes, proporcionando diagnósticos precisos e tratamentos eficazes”.