(*) Sthevo Damaceno é jornalista e
editor do jornal Mania de Saúde.
sthevodamaceno@maniadesaude.com.br
Quem conviveu com Sylvio Muniz certamente deve se lembrar de como ele se alegrava com os casos de leitores e amigos que, ao viajarem, encontravam o Mania de Saúde nos lugares mais inesperados ou curiosos. Além disso, sempre havia quem levasse um exemplar do nosso mensário em viagens pelo Brasil ou mesmo pelo exterior e, de forma carinhosa, enviava um registro ao fundador do Mania de Saúde, um modo de demonstrar a simpatia e o apreço pelo jornal lançado por ele no dia 1º de junho de 1991.
Mas bastou adquirirmos algum tempo de casa para nós mesmos compreendermos a surpresa e o sentimento de gratidão que invadiam Sylvio Muniz ao receber esses relatos. Isso porque, com o tempo, passamos a viver o mesmo tipo de experiência: leitores nos abordando em clínicas e consultórios, além de amigos e conhecidos encontrando o Mania de Saúde em locais distantes e fazendo questão de fotografar o jornal para enviar-nos. Mal sabiam que a surpresa deles, na verdade, também era nossa.
Por um motivo muito simples: nem sempre o jornalismo tem plena consciência do público que o consome e aprecia, mesmo com o advento das redes sociais. Quem vive o cotidiano de uma redação sabe como a figura do leitor, muitas vezes, pode parecer um pouco difusa, especialmente no caso de um veículo distribuído gratuitamente por diversas cidades e regiões. Mas basta esse tipo de feedback tão relatado por Sylvio Muniz – e agora vivido por nós no dia a dia – para entendermos a força do mensário e, claro, a responsabilidade da nossa tarefa em levar informação confiável e segura a um grande número de leitores.
Essa característica, inclusive, é o que sempre distinguiu o Mania de Saúde no mercado publicitário do Norte e Noroeste Fluminense, fazendo com que ele se tornasse a grande fonte de divulgação para diversos médicos, dentistas, fisioterapeutas, entre vários outros profissionais de saúde, além de empresários e comerciantes de diferentes segmentos. Todos eles sempre destacaram a credibilidade alcançada pelo veículo ao longo de 33 anos de existência, bem como seu viés educativo e informativo, indo muito além da mera veiculação de anúncios. Por isso sempre confiaram na proposta do Mania de Saúde, entendendo o papel desempenhado por ele junto aos mais diversos leitores, que mantêm vivo o legado deixado por Sylvio Muniz quando de sua partida, em 2016.
Neste momento comemorativo, portanto, é fundamental expressarmos nosso profundo agradecimento pelo carinho que sempre emocionava Sylvio Muniz e hoje faz parte do nosso dia a dia na redação. Cada afeto recebido ao longo desses anos, seja por meio de histórias compartilhadas, seja pelos mais diversos registros enviados, nos lembra da importância de nossa missão. É um privilégio fazer parte de uma comunidade tão calorosa e receptiva, que não apenas mantém vivo o maior sonho de Sylvio Muniz, semeado em junho de 1991, como também dá significado a cada página deste jornal, reafirmando nosso compromisso de estar sempre ao seu lado, onde quer que você esteja.
E, como sempre reitera nossa diretora, Andréa Muniz, que vem perpetuando esse histórico de sucesso, Mania de Saúde para você também.