Você já reparou como a sociedade moderna tem dado cada vez mais atenção ao visual? Pois é. Em tempos de redes sociais, onde as pessoas compartilham fotos e vídeos o tempo inteiro, a preocupação com a beleza vem fazendo homens e mulheres dedicarem grande parte do seu tempo para cuidar da aparência. Isso fica ainda mais evidente em países tropicais, onde o uso de roupas curtas e leves aumenta a exposição do corpo, fazendo com que as varizes se tornem uma preocupação a mais para boa parte do público.
É o que afirma, ao Mania de Saúde, a médica angiologista e cirurgiã vascular Dra. Paloma Miguel. Com vasta experiência na área, ela comenta que as varizes têm afetado não apenas a parte estética, mas também o equilíbrio emocional do indivíduo. “As varizes representam um desafio para inúmeras pessoas, causando um impacto significativo na autoestima. Já tive pacientes, por exemplo, que não usavam mais vestidos, não frequentavam mais a praia, entre outros problemas, sempre com o temor de exibir as pernas. Ao dar início ao tratamento, porém, elas logo se transformavam, percebendo que era possível controlar o problema e recuperar a autoestima. Até porque varizes são tratáveis e nunca devem ser vistas como algo normal”, disse.
Dra. Paloma lembra, também, como a visão da sociedade vem se modificando em relação às varizes. “Em um passado não tão distante, era comum observarmos mulheres lidando com varizes como se fosse um processo natural, até chegar aos estágios mais avançados da doença, com a formação de úlceras venosas, que tornavam o tratamento ainda mais difícil e complexo. Hoje, porém, vemos as pessoas se cuidando mais e tendo um acesso maior à informação, a ponto de boa parte do público já ter se conscientizado de que as varizes não são apenas uma questão estética, mas um problema de saúde”, alerta a especialista. “Já se tornou comum, inclusive, ver homens procurando tratamento e mulheres levando as filhas para se consultarem, enfatizando assim a importância da prevenção”, complementou Dra. Paloma.
Essa mudança, segundo ela, também está relacionada à tecnologia, que trouxe novas opções de tratamento para as varizes. “As tecnologias disponíveis hoje oferecem opções mais personalizadas e menos invasivas, promovendo uma recuperação mais rápida e confortável ao paciente. Aqui na clínica, oferecemos um tratamento avançado, que é a escleroterapia associada ao laser. Antes, utilizávamos apenas a escleroterapia, mas hoje dispomos de uma gama maior de opções, incluindo escleroterapia combinada com laser e espuma densa, sendo cada uma aplicada de acordo com as necessidades do paciente. Ele pode realizar o procedimento no consultório e ir para casa no mesmo dia, sem necessidade de internação, o que é uma grande comodidade”, diz Dra. Paloma.
Ela ressalta, por fim, a importância de estar sempre fazendo a manutenção do tratamento, pois as varizes são uma condição crônica, demandando cuidados contínuos. “Isso é importante porque não estamos falando apenas de estética. O quadro de varizes resulta em dores, coceira, inchaços, incômodo, dentre vários outros desconfortos para os pacientes. Sem o tratamento adequado, as varizes podem evoluir para dor intensa e há riscos de complicações como coceira, dor nas pernas, trombose, flebite. E, em estágios mais avançados, surgem as temidas úlceras venosas. O segredo, então, é fazer o devido controle da doença, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida e prevenir possíveis complicações”.