Atenção, gestor de saúde: você usa IA?

Gestor de Saúde e IAO que antes era subjetivo agora é uma realidade palpável. Segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha, o Google é hoje o meio mais utilizado pelos brasileiros para tirar dúvidas sobre saúde, com 47% de preferência entre os entrevistados. Em segundo lugar, estão os médicos de confiança ou os postos de atendimento, mencionados por 42% das pessoas. Nesse contexto, é natural que clínicas e consultórios busquem reforçar sua presença na internet. Mas de que forma o digital tem impactado a rotina das empresas e a relação com os pacientes?

Para abordar o assunto, o Mania de Saúde ouviu a fisioterapeuta Dra. Júlia Neves, gestora da FisioClínica, da FisioClínica Health e da FisioStar. Ela ressalta como as plataformas on-line vêm transformando a dinâmica do setor. “A era digital impactou a relação com os pacientes de diferentes maneiras, porque hoje as pessoas buscam informação através do Google e das redes sociais, além de serem influenciadas por outras pessoas no ambiente digital. Elas podem navegar pela empresa sem mesmo estar nela, através de fotos e vídeos, conferir pesquisas de satisfação dentro do próprio Google, onde os usuários fazem avaliações e contam suas experiências, além de conferir o Instagram da empresa e conhecer tudo sobre ela, incluindo comentários de outros pacientes. Então, fica uma rede mais clara, formando uma relação de maior transparência”, afirma Dra. Júlia, ressalvando, no entanto, que a internet também costuma difundir informações não confiáveis. “Sendo assim, é importante que os usuários tenham sempre um olhar crítico, para não serem vítimas de desinformação”, salientou.

Os profissionais de saúde, por sua vez, também foram afetados pela transição para o ambiente digital. Dra. Júlia revela como esse trabalho é feito na clínica. “Aquelas pessoas que são mais tímidas na hora de gravar um vídeo ou de se mostrar nas redes sociais acabam tendo mais dificuldade na hora de produzir conteúdo. Mas hoje todos entendem que a rede social é uma boa vitrine. Por isso, a gente incentiva todos os nossos profissionais a gravarem vídeos, além de termos uma pessoa que vai até a clínica uma vez por mês para auxiliar nessa produção de conteúdo, sempre respeitando as características de cada um. Mas já observamos um grande avanço nessa área, pois hoje eles já se colocam nas redes sociais, apresentam seu trabalho, prestam orientações e entendem a importância de dividir um pouquinho do que a gente sabe, mesmo com aquelas pessoas que não podem chegar até nós”, frisa Dra. Júlia.

Ela comenta, por fim, como o ambiente online impacta sua atuação como gestora. “Hoje todo o sistema de inteligência artificial está voltado para otimizar o nosso trabalho. Confesso que tenho dificuldade com essa parte de tecnologia, mas não tem como estar à frente de uma empresa sem fazer uso dessas ferramentas. Daí a importância de ter pessoas na sua equipe que consigam fazer esse papel”, conta a gestora. “Hoje, por exemplo, trabalho com profissionais de diferentes lugares do país, já que o mundo digital possibilita essa atuação à distância. Isso nos permitiu dar um passo muito grande no uso da inteligência artificial em nossas clínicas, otimizando todos os nossos processos, incluindo sistema de agendas on-line, comunicação direta com os pacientes através de mensagens automáticas, marcação de consultas, entre vários outros avanços”, diz Dra. Júlia. “Sabemos que ainda há um longo caminho pela frente, porque existe muita tecnologia a ser utilizada, mas é sempre importante ter esse olhar atento e incluir no time profissionais que possam assumir essa função, permitindo que a gente aprimore ainda mais a relação com os nossos pacientes”.