Quem tem filhos em idade escolar provavelmente já foi convocado pelos professores para tratar do desempenho acadêmico ou questões de saúde da criança, não é mesmo? Afinal, nem sempre os pais ou responsáveis conseguem acompanhar integralmente a rotina de seus filhos, o que pode levar à identificação de possíveis problemas no desenvolvimento apenas em sala de aula. Muitas vezes, porém, essa identificação ocorre em estágios já avançados, demandando tratamentos mais complexos e desafiadores para as famílias.
Mas imagine poder contar com um serviço que detecta precocemente quaisquer problemas de desenvolvimento em seu filho, oferecendo uma abordagem atenta e especializada desde os primeiros anos de vida, a fim de suprir todas as suas necessidades físicas e emocionais? Pois é este o grande objetivo da Puericultura Domiciliar da Insalus, que tem feito enorme diferença na vida de muitas famílias, como nos revela a médica Dra. Bruna Chagas de Azevedo, responsável por esse atendimento.
“A puericultura é uma área voltada para o acompanhamento e o cuidado integral da criança, desde o nascimento até a adolescência. Essa abordagem visa identificar problemas no desenvolvimento de maneira precoce, avaliando o desenvolvimento físico, mental, nutricional e até mesmo emocional do indivíduo”, afirma Dra. Bruna. “A puericultura traz um olhar bem abrangente, que envolve todos os contextos de vida da criança, incluindo casa, família e escola, indo muito além de um atendimento eventual em consultório. O objetivo é garantir uma assistência completa, estabelecendo bases sólidas para um futuro promissor”, disse.
O período de volta às aulas, segundo Dra. Bruna, é um grande exemplo desse trabalho, já que muitas mães ficam apreensivas com a rotina da criança na escola, sem saber que a puericultura também atua nesses casos. “A adaptação escolar é sempre um momento desafiador para as famílias. Afinal, é um período de transição do universo particular para o mundo externo, onde a criança vai adquirir uma rotina totalmente diferente da que tinha em casa. As mães logo se preocupam como o filho se portará em sala de aula, como será o contato com as outras crianças, se vai conseguir se adaptar à escola, se vai se alimentar de forma adequada, etc. A puericultura, no entanto, vai auxiliar a família em todos esses aspectos, deixando-a ciente de cada etapa desse processo, abordando a saúde da criança, o lado emocional, a rotina de estudo em casa, entre muitos outros fatores cruciais para o desenvolvimento”, explica Dra. Bruna.
Nesse contexto, como lembra a médica, são avaliados diversos parâmetros na rotina da criança, abrangendo ganho de peso e altura, alimentação e suplementações vitamínicas de rotina, desenvolvimento motor, cognitivo e emocional (incluindo relações interpessoais e desempenho escolar), imunizações, funcionamento gastrointestinal e gênito urinário, qualidade de sono, atividade física x tempo de telas, contato com a natureza, prevenção de acidentes, orientação de cuidados de higiene e rotina, entre outros, a partir de consultas determinadas conforme a idade da criança, mas sempre de forma regular.
Todas essas consultas, segundo ela, podem ser realizadas em casa ou no consultório, de acordo com a necessidade da família, que tem acesso integral à equipe médica, podendo solucionar dúvidas a qualquer momento. “É muito reconfortante, para os pais e responsáveis, ver o resultado desse trabalho. Eles sentem a diferença na rotina da criança, que passa a realizar suas tarefas com mais serenidade e tranquilidade. É muito diferente ter um profissional capaz de gerenciar todo esse processo, dando suporte total às famílias no cuidado do seu bem mais precioso”, finalizou.