Seu filho está preparado para o ano letivo?

Seu filho está preparado para o ano letivo?
As coordenadoras Renata Tarabai e Cláudia Melo

Com o término das férias escolares e o fim da temporada de praia, é chegada a hora de virar a página e dar início ao ano letivo. Para muitos pais, este é um período repleto de dúvidas e incertezas, especialmente quando se trata de mudança de colégio ou início de um novo segmento educacional. Mas como saber se a escola está preparada para receber o seu filho? Quais são as dúvidas mais comuns ao longo desse processo?

Para responder a estas perguntas, o Mania de Saúde foi até o Colégio Bittencourt e conversou com a educadora Renata Tarabai, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais. Ela revela as principais inquietações que afligem os pais e os estudantes neste momento. “Uma das maiores preocupações da família, nesse período, diz respeito à adaptação escolar. Afinal, não importa se o aluno é novo na escola ou não: ao mudar de segmento, ele inevitavelmente terá uma nova rotina”, conta Renata. “Uma criança que sai do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais para a 6ª série do Ensino Fundamental – Anos Finais, por exemplo, se depara com uma nova realidade. Antes, ele tinha um número menor de disciplinas e era acompanhado pela professora regente, mas agora ele passa a ter 13 disciplinas, com 13 professores distintos. É um novo degrau na trajetória desse aluno, que exigirá maior autonomia e responsabilidade, criando um desafio maior para as famílias e para a escola”, acrescentou.

Atento a essa necessidade, o Colégio Bittencourt realiza a tradicional reunião com os pais logo após o recesso de carnaval, onde a equipe pedagógica vai apresentar toda a dinâmica de cada segmento da escola, incluindo carga horária, sistema avaliativo, uso de uniforme, rotina em sala de aula, entre muitas outras questões. “O mais importante é que o Colégio Bittencourt já se notabilizou por esse olhar cuidadoso com o aluno. A instituição sempre se preocupou em realizar um acolhimento de excelência, comprometendo-se com os objetivos de cada família, tendo esse olhar de respeito, entendimento, empatia, dentre outros valores que não estão apenas no papel: eles fazem parte do nosso cotidiano pedagógico o tempo inteiro”, frisa Renata.

Com o ensino médio, aliás, não é diferente. A coordenadora Cláudia Melo destaca as dúvidas mais comuns dos pais em relação ao segmento. “Todos os anos, recebemos um grande número de alunos na primeira série do ensino médio, já que muitas escolas da cidade só trabalham até o 9º ano do Ensino Fundamental. Sendo assim, as principais dúvidas giram em torno do sistema avaliativo do colégio, a metodologia utilizada com os alunos, como a instituição trabalha as particularidades de cada estudante, além do novo ensino médio. Mas, ao chegarem aqui, os pais logo sentem a diferença, vendo que o Colégio Bittencourt é pautado pelo acolhimento individualizado de cada estudante, a fim de que ele atinja todos os seus objetivos de vida, que sempre foi o nosso maior diferencial”, afirma Cláudia.

Além de trabalhar com o Sistema SAS, que tem os maiores e melhores resultados do SISU nos últimos anos, o Colégio Bittencourt se diferencia pelos inúmeros projetos realizados ao longo do ano letivo, visando sempre aprimorar o desempenho do aluno. “Os pais ficam bem impactados porque a escola oferece inúmeras possibilidades aos estudantes”, ressalta a coordenadora. “Se o aluno demonstra interesse por leitura e linguagem, ele pode participar do clube do livro, um projeto que aborda diversas competências nessa área. Já o aluno que aprecia esportes tem à disposição uma estrutura completa, na qual são trabalhados valores como disciplina, concentração e resiliência. O aluno que sonha em ser médico, por sua vez, se beneficia do nosso itinerário de saúde, pois temos uma parceria com a Faculdade de Medicina de Campos (FMC), onde introduzimos esse estudante no contexto do ensino superior, com acompanhamento de professores de química, física e biologia. Ou seja: é um trabalho realmente diferenciado, que busca oferecer ao aluno tudo aquilo que ele precisa para construir o seu caminho, pavimentar o seu futuro”.