Enfermeira fala sobre os cuidados essenciais com a terceira idade
Com a chegada do verão, os termômetros elevam-se e os dias ensolarados convidam à exposição ao ar livre. No entanto, para a população idosa, essa estação radiante pode trazer desafios específicos para a saúde da pele. Em uma busca por desvendar os segredos de cuidados indispensáveis, mergulhamos no universo dos cuidados voltados para os idosos, revelando práticas essenciais para proteger a pele madura dos efeitos adversos do sol e do calor intenso. Conversamos com a enfermeira e empresária da Só Pele, Dra. Ângela Amaral, que nos deu alguns conselhos, falou sobre descobertas recentes e dicas práticas para garantir que a estação mais quente do ano seja vivenciada com saúde e vitalidade.
“A pele do idoso requer cuidados especiais durante o ano inteiro, mas, no verão, esses cuidados devem ser redobrados. A tendência ao ressecamento se potencializa durante esse período do ano, devido ao excesso de transpiração. Se preocupar com a ingestão de líquidos é de suma importância, como também a escolha do tipo de emulsão que será passada na pele para a hidratação externa, hábito que deverá ser diário ou mesmo a cada banho. É uma fase da vida em que se requer alguns cuidados especiais da nossa pele ou daqueles que estão sob nossos cuidados. Importante ressaltar que óleo não hidrata, ele apenas lubrifica e tapa os poros, impossibilitando a perspiração da pele, o que geralmente pode dar origem ao aparecimento de flictenas (bolhas), podendo resultar em pequenas lesões. Na hora da escolha, dê preferência aos cremes ou loções mais fluidas, as que são capazes de ultrapassar as camadas mais superficiais da pele, proporcionando uma hidratação mais eficaz”, afirma a enfermeira.
Os cuidados, porém, não terminam aí. “A pele do idoso, quando ressecada ou mesmo desidratada, se rompe facilmente também em função do adelgamento da mesma. A esse rompimento damos o nome de skin tears. Neste caso, se faz necessário a utilização de coberturas especiais como as espumas (Hydrotac E Ou Proximel), que são espumas tecnológicas que conferem equilíbrio de microclima, promovendo rapidamente a cicatrização. São coberturas que facilitam a realização dos curativos quando são necessários. O Hydrotac ou mesmo o Proximel, além do conforto, também resultam em praticidade e economicidade, pois não são curativos de troca diária (até 72 horas o Hydrotac e uma semana o Proximel), muitas vezes tempo suficiente para promover a cicatrização. Portanto, para o verão, fiquem atentos: Hidratação oral, hidratação corporal com os géis ou loções mais fluidas (evitem os óleos) e, se houver ferimentos, lembrem das espumas tecnológicas (Hydrotac e Proximel). Um excelente verão!”.