Quando os pais estão prestes a matricular seus filhos em uma escola, é natural se deparar com uma série de dúvidas sobre o modelo de ensino oferecido pela instituição, indo desde o tipo de material utilizado até a postura dos professores. Mas existe uma palavra que pode facilitar significativamente essa tomada de decisão: confiança.
Afinal, confiar na instituição de ensino não se resume apenas aos aspectos pedagógicos e aos materiais didáticos, mas está intrinsecamente ligado à abordagem dos funcionários da escola, à cultura fomentada pela instituição e à forma como ela contribui para o desenvolvimento integral da criança.
É nesse contexto que o Colégio Bittencourt vem se destacando há 109 anos na cidade, mantendo a tradição de ser uma família dedicada a cuidar de outras famílias, colocando o aluno sempre como o grande protagonista do seu processo de aprendizado. É o que nos revela o Diretor Bruno Paes Guimarães. Além de exemplificar essa confiança ao colocar as próprias filhas no colégio, ele ressalta como esse olhar cuidadoso se estende a todas as modalidades de ensino oferecidas pela instituição, resultando em uma formação mais abrangente para cada aluno.
“O Colégio Bittencourt foi fundado para ser uma escola capaz de garantir uma educação completa, que começa a se desenhar desde a mais tenra infância. Por isso, temos uma escola infantil muito bem estruturada, repleta de brincadeiras e atividades lúdicas, para chegar ao Ensino Fundamental Anos Iniciais e trabalharmos a alfabetização de uma forma muito consistente, dando ênfase à leitura e à escrita, a fim de proporcionar uma base educacional sólida desde os primeiros anos. Já no Ensino Fundamental Anos Finais, esse trabalho é expandido, por meio da realização de inúmeros projetos, já visando as aprovações. Tanto que o Bittencourt se tornou referência há anos em alunos aprovados para o Instituto Federal Fluminense (IFF), preparando aqueles estudantes que desejam entrar em uma escola técnica antes mesmo de concluírem o ciclo educacional”, afirma o diretor.
Isso permite que o aluno chegue ao Ensino Médio já inteiramente ambientado com a filosofia do Colégio Bittencourt, que cria todas as ferramentas necessárias para os alunos desenvolverem suas potencialidades. “O grande diferencial desse trabalho é preparar cada aluno para que ele alcance seus verdadeiros objetivos. Se a vontade dele é entrar em uma universidade federal, por exemplo, vamos trabalhar para atingir esse propósito. Basta lembrar que o Colégio Bittencourt trabalha com o Sistema SAS, que tem os maiores e melhores resultados do SISU nos últimos anos. Além disso, realizamos diversos simulados e redações corrigidas, disponibilizamos uma série de videoaulas, com diversos conteúdos, além de termos uma parceria com a Faculdade de Medicina de Campos (FMC), onde os estudantes fazem aulas práticas e vislumbram a realidade do ensino superior. Outro diferencial é termos os melhores professores da cidade, incluindo mestres, doutores, professores de pré-vestibular, entre outros, formando um time heterogêneo, cuja dinâmica enriquece ainda mais o aprendizado”, ressalta.
Todo esse percurso, segundo o diretor, vai sendo delineado em sintonia com a família, dentro de um ensino que realmente preza pela individualidade do aluno. “Aqui conhecemos cada um pelo nome e isso faz toda a diferença no processo de aprendizagem”, lembra Bruno. “Se o aluno deseja entrar em uma universidade pública, terá um preparo diferenciado para atingir esse objetivo. O mesmo vale para quem deseja fazer um intercâmbio. Ou seja: a gente elabora uma rotina de exercícios de acordo com as aspirações de cada estudante, facilitando a concretização dos seus objetivos de vida, que é o nosso maior diferencial”.
Outro pilar importante, como frisa o diretor, é a prática esportiva, onde o aluno desenvolve habilidades como concentração, disciplina, resiliência e autocontrole emocional, que favorecem o desempenho acadêmico e impactam até mesmo o ENEM. “Todos os alunos sabem o que será cobrado no ENEM, pois o MEC divulga os temas a serem abordados pelo exame. Além disso, eles sabem resolver as questões, já que isso é trabalhado na escola. O desafio para os alunos é encontrar a tranquilidade necessária, bem como a habilidade de executar os exercícios no tempo estipulado. Mas a prática esportiva acaba sendo a chave para superar esse desafio”, revela Bruno. “Isso prova que, no Bittencourt, nós realmente fazemos de tudo para que o aluno conquiste seus objetivos. Aqui, não é ele que faz parte da nossa história: nós é que queremos fazer parte da história do aluno, buscando ser a ferramenta que ele precisa para construir o seu tão esperado futuro”.