Inovação e excelência no tratamento do TEA

Tratamento do TEAHá exatamente um ano, Itaperuna testemunhava a chegada de uma clínica inovadora no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): a Helpers Autismos, que trouxe para a região as mais avançadas terapias desse segmento. A ideia era proporcionar uma abordagem terapêutica diferenciada no mercado, visando promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com TEA e TDAH, gerando novas perspectivas para suas famílias. Hoje, no entanto, a Helpers Autismos parece ter ido muito além do que inicialmente propunha, transcendendo as barreiras do município para tornar-se referência em todo o território nacional.

É o que revela, ao Mania de Saúde, a Dra. Cláudia Boechat, que dirige a clínica e possui vasta experiência no tratamento do TEA e TDAH em nossa região. “A Helpers Autismos superou todas as nossas expectativas nesse um ano de funcionamento. Quando a gente abriu a clínica, nosso propósito era ter um lugar que atendesse os dois modelos mais conhecidos no mercado, o ABA-Análise do Comportamento Aplicada e o DIR/Floortime, mas sem aquela disputa que existe entre essas metodologias, pois ambas têm o seu espaço e contribuem de forma diferente para características diferentes de cada criança”, lembra Dra. Cláudia. “Mas, ao longo dessa trajetória, acabamos conhecendo um outro modelo, o Soma®RPM, que foi um divisor de águas. Não imaginávamos que, dentro de um ano, já teríamos profissionais capacitados em um modelo que alcançou um sucesso enorme nos Estados Unidos. Agora, ele está presente em Itaperuna, fazendo da Helpers a primeira clínica no Brasil a utilizar o modelo Soma®RPM, que tem por objetivo a presunção de competência e inteligência, beneficiando ainda mais esse tratamento, contando com as terapeutas Jeanne Fonseca e Aparecida Sodre, que foram certificadas no método”.

Tratamento do TEAResponsável por trazer para Itaperuna os maiores avanços na área de desenvolvimento infantil, com cursos no Brasil e nos EUA, onde morou por dois anos, Dra. Cláudia ressalta também a parte educacional, que é outro braço importante da Helpers. “Sempre fui muito vinculada à área de educação e de saúde e, sendo assim, acabei chamando duas pessoas: a Jeanne Fonseca, psicopedagoga formada no modelo Soma®RPM, e a Dra. Simone Pires, uma médica excelente, que, na minha opinião, é a melhor do Brasil em relação ao tratamento de autismo. Juntas, decidimos replicar nosso conhecimento através de cursos e palestras, dando início ao Helpers Education, com diversos cursos a serem disponibilizados no próximo ano, inclusive em um congresso científico na área”, afirma Dra. Cláudia.

Tratamento do TEAEla detalha, por fim, os planos para 2024. “A gente está organizando, para os dias 27 e 28 de fevereiro, um congresso de inclusão escolar junto com a Congresse.me, já que temos uma expertise grande nessa área. Estamos também na grade da Agathos Play, com o programa Quero Saber, onde discutimos assuntos vinculados ao autismo, além de outros temas de saúde e educação. Um exemplo é o episódio sobre o Soma®RPM, com a Simone Velasco, que trouxe o modelo dos Estados Unidos e nos apresentou em um intensivo feito em São Paulo. Ela também sempre teve interesse de oferecer cursos pagos para profissionais de saúde e professores, bem como cursos gratuitos para as famílias, por conta das dificuldades financeiras que elas enfrentam no tratamento do autismo. Esta, sem dúvida, será outra frente de trabalho importante para o ano que vem”, frisa a diretora, revelando outra novidade. “Antes de ir para os Estados Unidos, percebi também a escassez de iniciativas inclusivas nas igrejas aqui do Brasil. Chegando lá, encontrei um modelo muito interessante, que hoje adaptamos à nossa realidade, incorporando princípios do Soma®RPM para a inclusão na igreja, dentro de um projeto que será expandido em 2024. Diante de tantas conquistas, só temos a agradecer a Deus por tudo que conquistamos e por fazer diferença na vida de tantas famílias, não só em Itaperuna, mas também em outros lugares, por meio da Helpers Education, com cursos à distância para o Brasil e para o exterior”.