
As altas temperaturas do verão podem causar desidratação tanto em seres humanos quanto nos animais. Por isso, os donos de pets precisam ficar atentos em relação à hidratação dos bichinhos, principalmente a dos felinos, que têm o hábito de consumir menos água em relação aos humanos e aos cães. Manter os bebedouros sempre limpos e com água fresca é fundamental para incentivar os gatinhos a ingerirem mais líquido.
“No verão, os animais precisam beber o dobro de água. Uma dica que eu dou para quem tem gatos e que eu faço com os meus, é colocar pedras de gelo nos potes de água. E para as pessoas que trabalham o dia todo e só retornam para casa no final do dia, o ideal é encher uma bexiga/balão de água e colocar em um recipiente, porque demora a derreter e os gatos terão água fresca o dia todo”, ressalta a médica veterinária Dra. Lina Goulart, da Procamp.
Outro ponto destacado pela veterinária é que os potes com água devem ficar espalhados por todos os ambientes, em locais estratégicos, porque como o sol pode atingir vários cômodos da casa no decorrer do dia, o ideal é que a oferta de água ocorra em mais de um local e que os potes fiquem em lugares mais difíceis para o gato acessar, pois eles gostam de desafios. As fontes de água corrente também estimulam os felinos a beberem mais água, no entanto, nos dias mais quentes é necessário colocar pedrinhas de gelo dentro delas para manter a água na temperatura ideal.
A água é um nutriente fundamental para a manutenção da saúde dos gatos. Segundo Dra. Lina, o incentivo à ingestão de água também pode ocorrer por meio de alimentação úmida, porque os alimentos com baixa densidade de energia e alto teor de umidade levam, consequentemente, a uma maior ingestão de líquidos. “Outra forma de estimular os gatos a beberem água é através da oferta de sachês. Você pode diluir o sachê em um pouco de água, amassar e fazer sacolé ou até mesmo colocar na forminha de gelo, eles vão ficar durante um bom tempo lambendo aquele gelo e ingerir bastante água. Gatos adoram rações úmidas e elas são grandes aliadas, principalmente no verão. Outra opção é ferventar a carne moída, misturar água e fazer o gelo ou sacolé. Quando não existiam as opções que têm hoje, eu fazia assim”, enfatiza.
Para os pets, a falta de água pode trazer diversos problemas de saúde e, em alguns casos, até mesmo levar à óbito. Dentre os problemas mais comuns nesta estação, está a hipertermia, uma febre alta por conta do calor, que geralmente leva o felino a ser internado. Problemas respiratórios também são muito frequentes, por isso, manter o animal em um local fresco e arejado é muito importante. Caso o seu pet apresente algum desses sintomas, não deixe de procurar um médico veterinário.