Pediatra fala sobre a importância da vacinação infantil
As vacinas têm sido alvo de discussões e controvérsias, muitas vezes acompanhadas de mitos que podem causar confusão e preocupação entre os pais. Para nos ajudar a esclarecer essas questões, conversamos com a médica pediatra Dra. Laura Machado, que detalha aspectos importantes da imunização infantil.
Mania de Saúde – É verdade que as vacinas causam autismo em crianças? Qual é a evidência científica por trás dessa afirmação?
Dra. Laura Machado – Não existe nenhuma associação entre vacinação e desenvolvimento do Transtorno do Espectro Autista. Essa falsa informação foi gerada a partir de um artigo publicado em 1998, que foi investigado e comprovado que essa associação não é verdade, sendo amplamente desacreditada pela comunidade médica e científica. Estudos rigorosos e muito bem conduzidos garantem que não há essa associação. O surgimento do movimento antivacinas e a propagação das conhecidas “fake news” em todo o mundo vêm gerando preocupação na área da saúde de forma global. Essas falsas informações e a falta de vacinação têm ocasionado o surgimento de doenças que poderiam ser evitadas através de vacinas e que inclusive já tinham sido erradicadas no Brasil, como o Sarampo, por exemplo. O que gera muita preocupação.
Mania de Saúde – É possível que as vacinas causem efeitos colaterais graves? Quais são os riscos associados às vacinas?
Dra. Laura Machado – Muitos dos eventos adversos são esperados e leves, como febre, dor e edema locais. Efeitos colaterais graves podem acontecer, mas são raros. Os benefícios da imunização superam em muito os riscos potenciais. A prevenção de doenças infecciosas através da vacinação é uma grande conquista em saúde pública. A imunização é capaz de evitar a doença como também milhões de óbitos. Para a vacinação segura, há no Brasil uma integração de várias entidades para a vigilância epidemiológica e controle de eventos adversos relacionados a vacinas.
Mania de Saúde – Como você lida com pais que têm medo de vacinar seus filhos? Que tipo de informações ou recursos você fornece a eles?
Dra. Laura Machado – É importante abordar as preocupações dos pais com empatia e fornecer informações baseadas em evidências. Explicar a importância da vacinação, esclarecer mitos e fornecer recursos confiáveis, como folhetos informativos e sites de organizações de saúde respeitadas, pode ajudar a tranquilizar os pais.
Mania de Saúde – Quais são as fontes confiáveis de informações sobre vacinas que os pais podem consultar para tomar decisões informadas?
Dra. Laura Machado – Os pais devem procurar informações de fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde, que contempla o Programa Nacional de Imunizações, Sociedade Brasileira de Imunizações, que inclusive tem uma área de informação em seu site referenciada para as famílias, Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Organização Mundial da Saúde (OMS), e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Também é aconselhável discutir quaisquer preocupações com um médico de confiança.
Mania de Saúde – Como a pediatria moderna aborda o equilíbrio entre a segurança das vacinas e a proteção contra doenças?
Dra. Laura Machado – A pediatria moderna enfatiza a importância da vacinação como uma das principais medidas preventivas para proteger as crianças contra doenças infecciosas. Os protocolos de vacinação são baseados em extensa pesquisa e em uma abordagem que visa a máxima eficácia e segurança. O equilíbrio entre segurança e proteção contra doenças é fundamental, e os benefícios da vacinação superam amplamente os riscos potenciais. Diante de toda essa explosão de falsas informações, a pediatria moderna vai muito além da prescrição médica, ela acolhe, escuta, ensina de forma embasada e orienta com segurança seus pacientes potenciais.