Você costuma associar o ambiente hospitalar à ideia de desconforto e sofrimento? Pois saiba que Campos dos Goytacazes agora tem um hospital que nasceu para transformar por completo essa realidade: trata-se do Hospital Nursing Care, que chega ao município trazendo um novo conceito de atendimento, onde o foco está na promoção de conforto e na personalização do cuidado, a fim de beneficiar os mais diversos pacientes em nossa região.
Fruto da inquietude da enfermeira e sócia-diretora Daniela Chagas, que possui vasta experiência na área de atendimento domiciliar, por meio da Nursing Care, o hospital foi oficialmente inaugurado no dia 26 de outubro, reunindo diversos convidados e profissionais de saúde, que puderam conferir de perto o novo empreendimento.
A sócia-diretora Daniela Chagas falou ao Mania de Saúde sobre a novidade. “Ao longo de 13 anos à frente da Nursing Care, identificamos algumas demandas por parte dos pacientes, que às vezes necessitavam de internação, mas tinham dificuldade em se adaptar a um hospital geral”, afirma Daniela. “Era muito comum pacientes com diagnósticos já estabelecidos terem que ser novamente avaliados, além de interromper terapias que já vinham realizando em casa. Isso sem falar no acolhimento. Vimos então a necessidade de ter um hospital que prestasse esse suporte, não só para pacientes de home care, mas para qualquer pessoa que exigisse uma abordagem mais personalizada, olhando o indivíduo como um todo, em vez de focar exclusivamente na doença”, acrescentou.
Especializado no atendimento clínico, com foco em cuidados especiais e semi-intensivos, o Hospital Nursing Care reúne uma grande equipe de profissionais, contando com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros. “Além do atendimento clínico, vamos ter também algumas terapias integrativas, como acupuntura, musicoterapia, arteterapia, entre outras. Isso é importante porque, quando a gente fala em doenças crônicas, estamos falando de doenças que não têm cura, mas elas podem ser amenizadas – e as terapias auxiliam nesse processo”, diz Daniela.
A sócia-diretora ressalta, no entanto, que o hospital não é voltado apenas para esse perfil de paciente. “Nossa equipe está disponível para atendimento tanto de pacientes crônicos, quanto casos de reabilitação, transição ou cuidados paliativos, abrangendo diferentes públicos. Se um indivíduo precisa tratar uma infecção, ele será atendido pela nossa equipe e depois vai para casa, sem passar por todo aquele percurso dos hospitais gerais. No Hospital Nursing Care, temos também o Centro de Infusão, onde é possível administrar um medicamento venoso no paciente sem que ele precise ficar internado. Há ainda o Centro de Reabilitação, voltado para reabilitação motora, respiratória, fonoaudiológica, nutricional e cognitiva. Mas não termina aí: a família e os cuidadores também recebem treinamento para a continuidade dos cuidados em casa, gerando maior segurança a todos”.
Para favorecer a humanização, o Grupo Nursing Care projetou um espaço acolhedor para o paciente, oferecendo quartos amplos e com janelas, algo que não é muito comum em hospitais. “Todos os nossos ambientes foram planejados para trazer conforto. Vide o nosso Solarium, um jardim criado para o paciente fazer um passeio ou mesmo fisioterapia ao ar livre. Temos também o Espaço Ecumênico, que é aberto para pessoas de todas as orientações religiosas, um verdadeiro ponto de encontro e diálogo entre fiéis, que ali podem fazer suas orações e praticar sua fé, independente do credo. Implementamos também a Sala de TV e a Sala da Família, que ajudam a evitar aquela experiência de todos ficarem apenas no leito do paciente, sem ter um espaço para descanso. Isso sem falar no Auditório, onde é possível celebrar aniversários, que é outro diferencial para a família. E, caso ela necessite, pode usufruir do Hospital Dia, onde o paciente passa o dia conosco, tendo café da manhã, almoço, lanche da tarde, atividades de lazer, além das terapias. Isso prova que o Nursing Care é mais que um Hospital: é um lugar de acolhimento”.