A Professora Karla Barcelos tem 27 anos de experiência
na área, tendo trabalhado em diversos cursos e
desenvolvido o KeyWay Cursos.

A professora é conveniada do Núcleo de Apoio e Promoção do Bem-Estar (NAPBEM), do Instituto Federal Fluminense (IFF)
Karla Barcelos

HOMEWORK

A Professora Karla Barcelos tem 27 anos de experiência
na área, tendo trabalhado em diversos cursos e
desenvolvido o KeyWay Cursos.

A professora é conveniada do Núcleo de Apoio e Promoção do Bem-Estar (NAPBEM), do Instituto Federal Fluminense (IFF)
Karla Barcelos
HOMEWORKSe você ainda não sabe do que se trata, o homework é o exercício passado para ser feito fora do horário de aula. A “lição de casa” pra quem é das antigas, já não é como outrora, hoje são mais curtos ou mais fáceis, diferente daqueles de repetição e/ou memorização. No texto desse mês, quero defender essa prática, como adepta fervorosa, e esclarecer, por óbvio que pareça, dois pontos essenciais: por que é importante? E como executar com eficácia? Apesar de minha abordagem ser direcionada a quem estuda Inglês, entendo que é válido para qualquer pessoa que esteja aprendendo uma nova habilidade. Enjoy! Eu considero que todo homework da aula X é a fixação do conteúdo da mesma aula X, um fechamento necessário, pois uma vez sozinho, o aluno tem a chance de caminhar, mas não às cegas, e sim consultando o material da aula X, revisando a explicação passada e as anotações feitas por ele mesmo. Sua mais visível relevância é a detecção do que não foi assimilado, sendo assim, havendo dúvidas, na próxima aula Z, antes de começar podemos esclarecê-las e, se necessário, explicar novamente de outra forma. Além disso, trabalha-se o aspecto de comprometimento, que ajuda na rotina de estudo e engaja o aluno no seu objetivo. O “como” executar deve sempre ser explicado ainda em aula, enfatizando o que deve ser observado e relacionando a tarefa com o novo conhecimento. Por mais que pareça natural, é alto o número de rejeição dos alunos a fazer homework, sempre com as mesmas escusas: “não tive tempo”, “fiz um outro exercício no app que tenho no celular”, “depois te mando”, etc. Para os que fazem, é nítido o bom resultado, pois fazem com eficiência, qual seja: estudar o conteúdo dado antes de executar; fazer baseando-se nos exemplos; anotar as dúvidas e rever todo o exercício na véspera da próxima aula. Minha recomendação sempre é “do your homework” e dê a si mesmo a chance de errar, entender seu erro e evitá-lo da próxima vez, o que não é isso senão a maturidade?