Quem viveu a década de 1990 deve se lembrar de como o Brasil ainda estava bem longe de ver o estilo de vida “fit” entrar em evidência na sociedade. Mas foi exatamente naqueles tempos – onde a televisão fazia propaganda desenfreada de cigarros e produtos industrializados a base de gordura e açúcar – que o jornalista e publicitário Sylvio Muniz teve a ideia pioneira de lançar um mensário dedicado à promoção de saúde e qualidade de vida: o Mania de Saúde.
Inaugurado em 1º de junho de 1991, o jornal logo conquistou a simpatia do público ao portar-se como um veículo alternativo, capaz de fugir do noticiário habitual para enfatizar a promoção da saúde e estilos de vida mais saudáveis – em suma, um jornal leve, descontraído, entregando informação de qualidade, mas sem abrir mão do prazer da leitura.
Essa receita foi suficiente para inúmeros médicos e profissionais de saúde aderirem à proposta do mensário, enxergando-o como uma fonte confiável de informações, além de um importante meio para divulgar seu trabalho, já que inexistia, na região, um veículo dedicado a esse segmento, fazendo do Mania de Saúde o primeiro e maior mensário especializado em marketing médico de todo o interior do Estado do Rio de Janeiro.
Um dos muitos profissionais que confiaram em nossa proposta foi o médico neurologista e neurocirurgião Dr. Paulo Romano. Parceiro do Mania de Saúde desde os primeiros anos, ele acompanhou todas as transformações vividas pelo jornal ao longo desse tempo e lembra como iniciou sua relação com o mensário. “As minhas primeiras memórias em relação ao Mania de Saúde estão ligadas diretamente a Sylvio Muniz. Era uma pessoa que eu gostava demais e tinha na minha mais alta consideração. Meu início no jornal foi basicamente por causa dele, pois é muito bom estar próximo dos amigos em todas as circunstâncias, principalmente numa relação de trabalho: ele dando vida ao jornal e eu atuando na medicina”, diz Dr. Paulo. “Sendo um jornal dedicado à saúde, com ambos partilhando da mesma visão, não poderia haver uma parceria melhor do que essa. Estávamos lidando com saúde, trabalhando entre amigos e fazendo aquilo que gosta. Tudo partiu daí”.
Exaltando a credibilidade do mensário, que se tornou uma de suas maiores características, Dr. Paulo Romano destaca a evolução do Mania de Saúde, que está sempre inovando para bem atender aos leitores. “O jornal segue a lei de Darwin: está sempre evoluindo. Essa é uma característica que eu admiro bastante e prezo muito em minha vida, a capacidade de mudar à medida que o mundo muda. Afinal, se a gente não evolui, desaparece. O Mania de Saúde, portanto, é o exemplo material da capacidade de evoluir, de se adaptar, de seguir as novas metodologias e as novas exigências do mercado, que vive em constante transformação”, opinou.
Mas nada talvez retrate tanto a evolução da parceria de Dr. Paulo Romano com o Mania de Saúde do que a chegada dos próprios filhos à medicina: Dr. Ramon Romano, Dr. Douglas Romano e a Dra. Paula Romano. Além de brilharem na área médica da cidade, os três também já figuraram no Mania de Saúde, a exemplo do pai, que há anos vem trazendo assuntos importantes para um grande número de leitores. “É uma surpresa muito grande, pois não imaginava que eles seguiriam esse caminho”, revela Dr. Paulo. “Da mesma forma, não imaginava que a parceria com o jornal fosse perdurar por tantos anos. Talvez seja uma das coisas de maior durabilidade na minha vida profissional. Tudo isso me deixa muito gratificado, pois qualquer pai ou mãe, de qualquer lugar do mundo, se sentiria envaidecido ao ver seu trabalho sendo divulgado junto aos seus filhos”, complementou o médico. “É uma satisfação muito grande ser visto por tantas pessoas através do Mania de Saúde e saber que, ao acompanharem o jornal, elas não estão vendo apenas uma família que trabalha na área da saúde, mas uma família dedicada a fazer sempre o melhor possível para cada paciente, dando-me a plena consciência de um dever cumprido ao longo da vida”.