Esse cuidado é essencial para os homens!

Esse cuidado é essencial para os homens!
O médico oncologista Dr. Pedro Ferraro

Nos últimos anos, o câncer de próstata se tornou parte significativa da vida de muitas pessoas, acendendo o alerta das autoridades de saúde. Basta citar que, a cada 38 minutos, um homem morre devido ao câncer de próstata no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ainda de acordo com o órgão, são esperados mais de 70 mil novos casos a cada ano, colocando a saúde do homem cada vez mais em evidência.

É por essa razão, que a campanha Novembro Azul é promovida por diversas instituições e profissionais de saúde em todo o mundo, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. No Brasil, o Novembro Azul adquire uma importância ainda maior, já que o preconceito e a falta de informação continuam a representar desafios significativos para muitos brasileiros, apesar de todas as campanhas de conscientização realizadas nas últimas décadas.

Para abordar o tema, o Mania de Saúde entrevistou o médico oncologista Dr. Pedro Ferraro. Formado pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC), com Residência em Clínica Médica pela UERJ e Oncologia Clínica pelo A.C. Camargo, ele integra a equipe da Clínica Santa Maria e destaca a relevância do Novembro Azul como uma ferramenta para ressaltar o cuidado com a saúde masculina.
“O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens, acometendo mais os idosos, já que a grande maioria dos casos ocorre a partir dos 65 anos. A incidência no Brasil está aumentando, provavelmente devido ao aumento na expectativa de vida, evolução dos métodos diagnósticos e pelos hábitos de vida da população. Acredito que os homens estejam mais conscientes, porém, infelizmente, ainda existe preconceito. Por isso, uma das grandes funções da campanha ¨Novembro Azul¨ é conscientizar a população (principalmente masculina) e desmistificar sobre a doença, diagnóstico e tratamento”, ressaltou Dr. Pedro.

Ele aborda, também, a importância da prevenção. “A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem o urologista, a fim de realizar o rastreio anual, que é feito com PSA (exame de sangue) e toque retal. Homens negros ou com parentes de primeiro grau (pai ou irmão) com câncer de próstata, deverão iniciar aos 45 anos. Nas fases iniciais, o câncer de próstata não cursa com nenhum sintoma. Porém, na medida em que a doença avança e espalha, pode gerar dificuldade para urinar, sangramento na urina e dores ósseas”, detalhou.

Ainda segundo Dr. Pedro, existem inúmeras formas de tratar a doença. “O tratamento do câncer evoluiu muito nos últimos anos, principalmente no câncer de próstata. É necessário conhecer bem o paciente, suas comorbidades e o câncer em si: saber se ele está localizado ou se há metástases. O tratamento varia desde cirurgia, radioterapia, quimioterapia, injeções e comprimidos. O importante é que cada caso é um caso e o tratamento está cada vez mais individualizado, mantendo uma constante preocupação com a preservação da qualidade de vida do paciente”.