Um novo olhar para crianças TEA

Um novo olhar para crianças TEA
O profissional de educação física Sanderson Cristianini destaca os benefícios da natação para crianças com TEA

O Laboratório Hemoclin e a Clínica Roma Centro Médico não param de inovar. Além de estarem sempre trazendo os principais avanços na área de análises clínicas, bem como investindo na ampliação do atendimento médico e terapêutico, ambas as empresas vêm se destacando ao lançar um olhar diferenciado para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em suas unidades, garantindo um atendimento de qualidade à população.

O profissional de educação física Sanderson Cristianini, por exemplo, atua na unidade Campos do Hemoclin/Roma Centro Médico e se especializou no atendimento a crianças com TEA. Mais conhecido como San, ele tem 37 anos de experiência na área aquática, é autor dos livros “Natação 1000 exercícios” e “Hidro 1000”, além de pós-graduado em atividades aquáticas e também no método ABA. Com essa experiência, ele comenta a importância do trabalho desenvolvido junto às crianças com TEA em nossa região.

Dra. Karina Barradas Barbuto
A médica Dra. Karina Barradas Barbuto ressalta a importância de cuidar das questões nutricionais das crianças

“Ser especialista e ter vivência de tantos anos dedicados a este trabalho maravilhoso é o que me torna um profissional apto a alcançar os melhores resultados junto às crianças com TEA. A natação é particularmente benéfica para as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo por várias razões. Podemos citar algumas, tais como: a melhora na coordenação motora e o equilíbrio, a redução da ansiedade, o trabalho da capacidade respiratória, além de proporcionar oportunidades para interação social e desenvolvimento de habilidades de comunicação, explorando a linguagem e verbalização, assim como fortalece a musculatura, enquanto trabalhamos também as sensações sensoriais”, diz Sanderson. “A natação traz para a vida de uma criança autista benefícios que ultrapassam os âmbitos: motor, físico, cognitivo e socioafetivo, e é capaz de melhorar de forma significativa a qualidade de vida destas crianças”.

A médica Dra. Karina Barradas Barbuto partilha do mesmo propósito. Formada pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC), com residência médica em Pediatria e em Gastroenterologia Pediátrica, sendo concursada pela Prefeitura de Campos, onde trabalha há anos com Alergia Alimentar, ela é oficial superior do CBMERJ e, atualmente, pós-graduanda em Nutrologia Pediátrica pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), com foco também no atendimento às crianças com TEA.

Realizando atendimentos em consultório particular em Campos e na Hemoclin Unidade Itaperuna, ela comenta como essa atuação tem feito a diferença na vida das crianças. “O diferencial do meu trabalho é agregar à Nutrologia Pediátrica todo o meu conhecimento na área da Gastropediatria e da Alergia Alimentar. Apesar de serem especialidades distintas, ambas são muito úteis para o paciente com TEA, principalmente ao cuidarmos das questões nutricionais dessas crianças, melhorando a qualidade de vida das mesmas e de suas famílias”, ressalta Dra. Karina. “O acompanhamento com o médico nutrólogo é de suma importância para o diagnóstico e o tratamento de carências nutricionais em crianças com seletividade alimentar”, informou.

Mais informações através dos endereços www.hemoclinlab.com.br e www.romacentromedico.com.br. Visite!