Problema ocorre com mais frequência nas meninas
A vida é feita de ciclos e etapas que marcam a todos nós. Basta parar por um minuto e lembrar dos momentos decisivos que nos tornaram o que somos hoje. Alguns destes momentos, no entanto, podem gerar dúvidas e angústias, como, por exemplo, a primeira menstruação da vida de uma menina.
A puberdade é um período importante de crescimento e desenvolvimento físico e emocional e marca a transição entre a infância e a vida adulta. Antes das mudanças físicas serem percebidas, mudanças hormonais importantes acontecem no organismo da criança. Já as mudanças físicas típicas do início da puberdade são caracterizadas pelo crescimento dos pelos pubianos e aumento do volume dos testículos nos meninos e pelo surgimento do broto mamário nas meninas.
A aceleração do crescimento, conhecido como “estirão do crescimento da puberdade”, acontece em paralelo a estas mudanças físicas, mais cedo do que nas crianças ainda sem puberdade. Mais para o final do desenvolvimento acontece a primeira menstruação nas meninas e o engrossamento da voz nos meninos. Como o início foi precoce, tanto a menstruação como as mudanças da voz acontecerão antes do esperado. A puberdade precoce é 5 a 10 vezes mais frequente nas meninas do que nos meninos. Sua causa, em muitos casos, é um desafio para identificar. Essa situação é denominada puberdade precoce idiopática. Nos meninos, apesar de a puberdade precoce ser menos frequente, é mais comum se identificar uma causa ou doença associada à precocidade. O problema tem tratamento e o objetivo é conter o avanço dessas alterações físicas e emocionais, visando a proteção do crescimento e altura na vida adulta. É fundamental uma avaliação adequada, principalmente de um endocrinologista, para identificar a causa e chegar ao tratamento correto.
Especialista em Clínica Médica e Pós-Graduado em Medicina Ortomolecular, com mais de 30 anos de experiência, o médico Dr. Cláudio Cola fala sobre as mudanças hormonais ocorridas neste período. “Então chega a primeira menstruação e o que mais acontece quando a menina ‘fica mocinha’, como é comum se dizer? Não bastasse a puberdade já trazer tantas mudanças em relação às alterações dos hormônios femininos, a menina, em média com 10 a 13 anos, começa a experimentar muitas sensações que vão alterar o seu corpo e o seu comportamento. Logo ela percebe o aumento dos seios, o surgimento dos pelos pubianos e, em alguns casos, até o surgimento de uma secreção vaginal clara. Nessa fase também podem ocorrer alterações emocionais como ansiedade, irritabilidade, dores de cabeça e sensação de inchaço, ou seja, tudo aquilo que depois será chamado de tensão pré-menstrual e que confirmam que está começando a entrada na fase adulta. É um momento oportuno para fazer uma avaliação médica e, junto a isso, esclarecer eventuais dúvidas, que são comuns ao longo desse processo”, recomendou.