Quando um paciente chega a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é natural que os familiares demonstrem bastante preocupação e aflição quanto ao estado de saúde do paciente. Esse processo se torna muito mais tranquilo e confortável quando a família é bem acolhida pelo hospital e equipe, sendo informada a todo o momento sobre a evolução do quadro do paciente, além de ter voz ativa nas decisões relacionadas ao tratamento. Pois é este o grande diferencial da UTI do Hospital Geral ProntoCardio, que se destaca ao combinar tecnologia de ponta com uma equipe de profissionais altamente capacitados, sempre priorizando a humanização do atendimento.
Para abordar esse trabalho, o Mania de Saúde ouviu os médicos Dr. Antonio Rodrigo Serra Santarém e Dr. Alexandre Aguiar, que estão à frente da UTI do Hospital Geral ProntoCardio. Eles explicam como a instituição se modernizou para oferecer um atendimento de excelência à população. “O grande diferencial do ProntoCardio é trabalhar sempre de acordo com as determinações das Sociedades Brasileiras de Especialidades Médicas. Ou seja: a instituição está sempre implementando os protocolos estabelecidos, tanto em relação a exames, quanto à terapia medicamentosa, além de fornecer todo o acompanhamento multiprofissional necessário”, afirmam os médicos. “Hoje, dentro da UTI, contamos não apenas com o médico plantonista e o médico de rotina, mas também com diversos especialistas que prestam assistência conforme a necessidade. Isso significa que, dependendo do caso, podemos acionar o cardiologista, o médico da hemodinâmica, o cirurgião geral, o urologista, entre outros. Além desse time de profissionais especializados, temos ainda a parte de equipamentos, que é outro diferencial da instituição”, informam.
Um exemplo, segundo eles, é a Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), que fornece suporte para o sistema respiratório e/ou cardíaco. “Já tivemos aqui alguns casos de pacientes que usaram ECMO, um recurso extremamente avançado, mas disponível em pouquíssimos lugares. Conseguimos dar suporte a uma paciente gravíssima e ela teve uma excelente recuperação. Isso demonstra como a instituição está preocupada em oferecer tudo o que há de mais moderno para cuidar do paciente”, ressaltam. “Outro destaque é a nossa equipe multiprofissional, que abrange não só médicos, mas também profissionais de enfermagem, nutrição, farmácia, análises clínicas, fisioterapia, todos atuando sempre de forma integrada. A nossa UTI, por exemplo, se comunica diretamente com os médicos do nosso pronto atendimento, o que otimiza o atendimento, já que todos estão alinhados”, frisam Dr. Antonio e Dr. Alexandre.
Eles lembram também como a humanização se tornou um dos pilares desse atendimento. “Habitualmente, os familiares só conseguem fazer uma visita por dia, mas, no ProntoCardio, a gente ampliou essa visitação. Logo pela manhã, por exemplo, nós fazemos a estratégia de tratamento do paciente, onde discutimos toda a conduta médica daquele dia. Em seguida, a gente se reúne com os familiares e informamos cada detalhe do tratamento. Isso é importante porque, muitas vezes, o paciente fica internado por um período muito longo, deixando os familiares bastante apreensivos. Nosso papel, então, é oferecer uma assistência mais humana, mais empática, para que essas pessoas se sintam acolhidas e nos ajudem no tratamento. Isso nos levou a implementar dois momentos de visitação: um após o almoço e outro no período noturno, gerando um conforto maior ao paciente e às famílias”, revelam os médicos. “Isso gera um impacto extremamente positivo no tratamento, facilitando, inclusive, o trabalho dos outros profissionais, dentro de uma dinâmica que não vemos em outros lugares. É uma prova do quanto o Hospital Geral ProntoCardio está sempre inovando, a fim de garantir um atendimento de excelência à população”.