O segredo para ser um dentista de sucesso!

“O conselho que eu dou é: procure ser muito bom tecnicamente. Isso ainda é um grande diferencial no mercado. Foque nos estudos, adquira uma boa técnica, faça bons estágios e acompanhe bons profissionais…”

O segredo para ser um dentista de sucesso! Dentista Dra. Isis Marcelli Paes
A cirurgiã-dentista Dra. Isis Marcelli Paes

O Dia do Dentista, em 25 de outubro, sempre foi uma data festiva para a classe, mas ela serve também como um importante momento de reflexão, a fim de discutir as conquistas e os desafios da odontologia. Para cumprir este objetivo, o Mania de Saúde ouviu a cirurgiã-dentista Dra. Isis Marcelli Paes, Especialista em Ortodontia pela USP (Bauru-SP), Harmonização Orofacial pelo Instituto Transformando Faces (Belo Horizonte-MG), referência em Protocoll e Bioreconexão Tecidual em nossa região e CEO do Espaço Isis Marcelli Paes. Formada há 23 anos, ela comenta os avanços do mercado odontológico, que vem passando por grandes transformações.

“Hoje vejo se mapear uma odontologia que eu queria ter visto quando saí da faculdade”, revela Dra. Isis. “Naquela época, o dentista tinha um perfil mais executor, que inclusive é o conceito do curso. Ele nos ensina a sermos bons executores. A odontologia vivia então um momento muito tranquilo, sendo feita em menor escala, mas com pouca promiscuidade em relação à profissão. Ao longo dos anos, no entanto, foi se esboçando uma odontologia muito estranha: a dos papéis na rua, das clínicas populares, com diferentes empresas de planos odontológicos, fazendo com que a odontologia descesse bastante o degrau de importância e de valorização da profissão”, afirma Dra. Isis. “Hoje em dia, porém, temos visto um crescimento muito lindo da odontologia, sobretudo com a chegada das grandes clínicas, da junção entre profissionais, das parcerias feitas pelas sociedades odontológicas, que valorizaram a profissão e pavimentaram o caminho para os dentistas empreendedores. Até porque não basta executar. Hoje o profissional precisa entender de gestão, de marketing, de relacionamentos e de experiência de compra para os seus pacientes, tornando a odontologia cada vez mais digital, corporativa e extremamente valorizada”.

Tendo atuado por anos como ortodontista, sendo hoje referência em harmonização orofacial, Dra. Isis analisa também o crescimento da área estética, que trouxe novos desafios à profissão. “Fui ortodontista por muitos anos e sempre gostei de estética. Tanto que me aprofundei no design do sorriso, com as lentes de contato de porcelana, à qual dediquei bastante tempo da minha vida. Mas escolhi a ortodontia no momento em que todo mundo queria ser ortodontista! Havia essa ideia de que era uma área muito rentável e, de repente, havia um monte de profissionais soltos no mercado, mas a grande maioria não tinha qualidade. O que acabou acontecendo? Não demorou muito para surgir casos para serem consertados, porque sempre fui focada em qualidade. Com a harmonização, agora, está acontecendo a mesma coisa”, revela Dra. Isis. “Sempre fiz minhas escolhas guiadas pelo coração, não pelo movimento de mercado. Ao me especializar no Transformando Faces, por exemplo, eu poderia ter escolhido fechar inicialmente os dois módulos do curso, pois sairia com menor investimento, mas achei mais sensato me conhecer primeiro como harmonizadora e ver se tocava meu coração e se meu olhar seria assertivo para meus pacientes. Porque harmonizar não é só técnica. Harmonizar é feeling. Quando vi que tinha esse feeling, me encantei pela harmonização orofacial”, ressalta a dentista. “Hoje, porém, todo mundo virou harmonizador. Por isso tantas coisas esquisitas vêm ocorrendo no mercado e vai acontecer o mesmo que aconteceu com a ortodontia lá atrás: serão selecionados apenas os melhores, aqueles que entregam um resultado de qualidade”.

Por fim, Dra. Isis deixa um recado importante para quem está iniciando na profissão. “O conselho que eu dou é: procure ser muito bom tecnicamente. Isso ainda é um grande diferencial no mercado. Foque nos estudos, adquira uma boa técnica, faça bons estágios e acompanhe bons profissionais. Depois, procure um excelente curso de pós-graduação, porque isso faz muita diferença na prática clínica. Evite também sucumbir à demanda de preços. Até porque não existe odontologia barata. Os produtos odontológicos são extremamente caros. Então, se você quer manter o seu nível de entrega, não sucumba ao mercado, foque sempre na qualidade. E, por último, lembre-se de que o dentista hoje precisa saber de gestão, conhecer as ferramentas de marketing, entender sobre experiência de compras e de relacionamento com os seus pacientes. Odontologia fria, no meu ponto de vista, não tem mais lugar nesse novo mercado”.