Juntos pela prevenção!

Dra. Luiza Barbosa
A médica oncologista Dra. Luiza Barbosa

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre a campanha Outubro Rosa, não é mesmo? Mas saberia dizer por que ela é tão alardeada pelas autoridades de saúde tanto no Brasil, quanto no exterior? Pois é. Apesar de o Outubro Rosa já fazer parte do calendário médico em todo o mundo, uma parte considerável da população ainda desconhece o propósito fundamental dessa iniciativa, que é sensibilizar as pessoas para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Essa conscientização se tornou ainda mais importante devido ao aumento significativo dos casos de câncer de mama ao longo das últimas décadas. Só em 2022, por exemplo, mais de 70.000 mulheres no Brasil descobriram que estavam com a doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Há 10 anos, porém, elas eram 50.000. Ainda de acordo com o órgão, trata-se do tumor mais prevalente na população feminina, apresentando uma grande taxa de mortalidade a cada ano.

Juntos pela prevenção!Para abordar o assunto, o Mania de Saúde ouviu a médica oncologista Dra. Luiza Barbosa, que integra a equipe médica da Clínica Santa Maria. Com graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Graduação em Clínica Médica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Graduação em Oncologia Clínica pela Beneficência Portuguesa de São Paulo, ela ressalta a importância do Outubro Rosa e as ações promovidas junto à comunidade.

“O câncer de mama é o câncer mais incidente nas mulheres, tanto no Brasil, como no mundo. O Outubro Rosa é uma campanha anual que visa conscientizar a população sobre as formas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Infelizmente, a incidência da doença ainda é muito elevada, muitas vezes por falta de acesso da população à informação de qualidade. Por isso, precisamos cada vez mais falar sobre o assunto, divulgar formas de prevenção e diagnóstico precoce, para que as pessoas tomem consciência sobre a importância desse tema e para que possamos mudar a realidade do nosso país”, afirma.

Dra. Luiza Barbosa ressalta, também, a importância do diagnóstico. “O rastreio é a principal forma de realizarmos o diagnóstico precoce dessa doença, quando as chances de cura ainda são muito altas. Todas as mulheres devem realizar o exame de mamografia a partir dos 40 anos”, recomenda a médica, destacando como a paciente deve proceder caso tenha o câncer. “O tratamento depende da fase em que a doença é diagnosticada, e pode contar com cirurgia, radioterapia, quimioterapia, medicações orais, entre outros. O tratamento do câncer de mama está cada vez mais individualizado e personalizado, e idealmente deve ser definido após discussão multidisciplinar de toda a equipe em conjunto (mastologista, oncologista e radioterapeuta)”.

Mas, calma! Nem tudo é motivo para pânico. Com o acompanhamento regular e os exames em dia, a mulher consegue se prevenir, sobretudo se adotar novos hábitos na rotina. “Formas de prevenção do câncer de mama: manter hábitos de vida saudáveis, como atividade física regular, manutenção de peso adequado (combatendo o sobrepeso e a obesidade), alimentação balanceada (rica em frutas, verduras, legumes e pobre em processados, gordura e açúcar), não fumar e não ingerir álcool em excesso. São atitudes que ajudam a reduzir o risco de ter a doença, além de garantir melhor qualidade de vida para todas”.