“Quando o cheiro está muito forte, podem ser usados sabonetes antissépticos na área de muito suor para tentar eliminar as bactérias ruins”, orienta a pediatra Dra. Cinthia Guimarães, que se dedica à área de dermatologia infantil
Seu filho pode estar passando pela adrenarca! O nome é estranho, mas é a fase do desenvolvimento da puberdade que pode estar chegando antes da hora
O processo de desenvolvimento da criança e do adolescente é sempre um período de grande complexidade, que pode trazer alterações significativas no comportamento e na saúde dos jovens em geral – e elas precisam ser observadas de perto. Já vimos, por exemplo, como a puberdade precoce costuma provocar diferentes manifestações físicas em meninas e meninos, gerando muitas dúvidas aos pais. Mas existem outras etapas importantes de serem compreendidas ao longo desse processo, entre elas, a adrenarca.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a adrenarca é uma fase do desenvolvimento da puberdade em que ocorre a ativação dos hormônios produzidos pelas glândulas adrenais (daí o nome adrenarca) e as manifestações clínicas deles resultantes: pelos pubianos (pubarca), pelos axilares (axilarca), odor axilar, acne, seborreia e pelos perianais. Normalmente, ocorre acima de 8 anos nas meninas e dos 9 anos nos meninos, mas pode acontecer antes, estabelecendo-se assim a adrenarca precoce. Ela ocorre, geralmente, entre 4 e 7 anos, sendo causada pelo aumento da produção dos hormônios androgênicos das adrenais.
Como informa a SBP, as adrenais, ou suprarrenais, são duas glândulas localizadas cada uma sobre um rim. Os hormônios produzidos pelas adrenais são glicocorticoides (p. ex., cortisol), hormônios que controlam a água e sais do corpo (p. ex., aldosterona), andrógenos (p. ex. testosterona) e adrenalina. Os principais fatores de risco para desenvolver adrenarca precoce são: crianças que nasceram pequenas para idade gestacional, sexo feminino, negros, excesso de peso e disfunções do cérebro.
Em geral, a adrenarca precoce é muito comum em crianças que apresentam sintomas de puberdade precoce. Embora seja quase sempre uma condição benigna e de evolução lenta, algumas doenças também podem causá-la. É o caso de tumores das glândulas adrenais, ovários ou testículos, exposição a hormônios sintéticos (p. ex., pais que usam testosterona tópica), hiperplasia adrenal congênita não clássica, síndrome de Cushing, entre outras.
Crianças com adrenarca precoce devem ser avaliadas por endocrinologistas pediátricos para que eles diagnostiquem a causa do problema e seu tratamento, solicitando exames de sangue (hormônios) e, em alguns casos, solicitando exames de imagem (p. ex., USG pélvica, USG testículos, radiografia das mãos e punhos para avaliar a idade óssea). A SBP alerta que não existe tratamento específico para a adrenarca precoce benigna, na qual foram afastadas doenças. O tratamento é direcionado aos sintomas como: uso de desodorante para o odor axilar, aparar pelos pubianos e axilares com tesoura e medidas cosméticas para acne.