Estudantes-atletas subiram ao pódio em várias modalidades
As finais do JINIFF 2023, os Jogos Intercampi do IFF, realizadas em agosto, no Campus Campos Centro, marcaram a melhor campanha já realizada por Itaperuna em todas as sete edições da competição. Os estudantes-atletas do campus conquistaram dez medalhas, sendo três de ouro, cinco de prata e duas de bronze, nas finais das modalidades de natação, futsal e xadrez.
A tão sonhada primeira medalha de ouro do IFF Itaperuna na história dos Jogos veio na natação. E em dose dupla: Hortência Lima e Arthur Canazarro, nos 50 metros livres (feminino e masculino), subiram no lugar mais alto do pódio, ao conquistarem vitórias inéditas. Houve ainda premiação nas disputas dos 100 metros rasos e 50 metros costas feminino, com medalhas de prata para Isabele Vidal e Hortência Lima, além de um bronze para Isabelli Navarro, nos 100 metros rasos. No masculino, Tobias Lopes conquistou o terceiro lugar nos 100 metros livres.
Alegria também no futsal feminino, que ficou com a medalha de ouro, um título também inédito e que foi alcançado após vitórias sobre a equipe do Campus Campos Centro, por 2×1, e do Campus Macaé, por 5×2. Essa foi a primeira vez na história do JINIFF que Itaperuna foi primeiro lugar numa modalidade de esportes coletivos.
No futsal masculino, o time do Campus Itaperuna ganhou a prata, após jogos acirrados. Primeiro, uma vitória sobre Macaé, por 4×3. Os atletas itaperunenses, no entanto, foram superados pelos donos da casa, o Campus Campos Centro, que conquistaram a medalha de ouro com uma vitória por 5×2.
O xadrez também garantiu medalhas de prata. Miguel Do Vale Lessa foi vice-campeão no individual, enquanto Álvaro Soares, Lucas Melo, Eliaquin Almeida e Hilquias Frontelmo ficaram em segundo na disputa por equipes. Os treinamentos para o JINIFF 2023 tiveram início em maio no Campus Itaperuna, com as disputas oficiais começando em junho, nas seletivas de núcleo.
A equipe técnica é formada pelos professores Rodrigo Martins, Claudia Aleixo, Romulo Santos e Igor Icarahy. “Os alunos ficaram muito empolgados em poder representar nosso campus nas finais do JINIFF. Apesar do recesso escolar de julho, eles chegaram bem preparados e focados na competição. O JINIFF é um momento muito rico de aprendizagem e experiência que eles têm ao competirem e socializarem com os alunos dos outros campi”, contou o professor Rodrigo, técnico das equipes de futsal, pouco antes dos times entrarem em quadra.