Cidade está no Guia de Turismo Rural da Costa Doce
As regiões consideradas cartões postais de Campos vêm ganhando importante destaque, a ponto de merecer capítulo à parte no Guia de Turismo Rural, lançado em dezembro pela secretaria de Estado de Turismo e a Companhia de Turismo do Estado do Rio (TurisRio). O município figura entre as primeiras regiões contempladas no Guia de Turismo Rural da Costa Doce, que engloba mais quatro cidades da região Norte Fluminense.
O maior atrativo de Campos no segmento continua sendo a região serrana, com atividades de preservação do meio ambiente, desenvolvidas com responsabilidade e comprometimento, por profissionais do ecoturismo que atuam fomentando as potencialidades da região. Entre os locais de raras belezas está Rio Preto, no distrito de Morangaba, e o Imbé, ambas na serra e com riquezas naturais paradisíacas, que constantemente ganham destaques nas redes sociais e hoje atraem não só turistas, mas a atenção do Governo do Estado do Rio.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, acredita que essa é uma grande oportunidade de promover esse segmento e Campos tem riquezas naturais que fortalecem o setor. “Nosso Estado possui muitos atrativos para quem gosta de turismo rural e estamos trabalhando para fomentar cada vez mais esse segmento, contando com a parceria dos municípios, como encontramos em Campos, que vem investindo no ramo e tem projetos expressivos para alavancar ainda mais o setor. Queremos colocar o Estado em posição de destaque como turismo rural, principalmente neste momento de retomada, onde os turistas estão em busca do contato com a natureza”, disse.
No Guia de Turismo Rural da Costa Doce, no qual Campos se destaca pelos inúmeros atrativos, estão as tradicionais cavalgadas, alambique, fazendas históricas, prédios antigos que abrigaram indústrias da cana-de-açúcar nos áureos tempos da atividade, lagoas para a prática de esportes diversos e as belas cachoeiras, em Rio Preto e na região do Imbé, além da praia do Farol de São Tomé e lagoas, de Cima e Feia. O Guia de Turismo Rural da Costa Doce está sendo desenvolvido por meio de parceria da secretaria de Estado de Turismo, TurisRio, secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Faz parte do projeto a capacitação para agentes de viagens, operadores e, também, guias de turismo e press trips com jornalistas e influenciadores digitais para promoção dos atrativos catalogados no interior.