Desvendando o segredo de uma fisioterapia de sucesso

Dra. Júlia - Desvendando o segredo de uma fisioterapia de sucessoA fisioterapia é uma das profissões que mais vêm evoluindo na área da saúde, atraindo a atenção de inúmeros jovens em todo o país. Ainda assim, ela continua enfrentando alguns estigmas na sociedade, muitas vezes sendo subestimada pelos próprios fisioterapeutas, que nem sempre reconhecem o potencial a ser explorado para construir uma carreira de sucesso.

A fim de discutir o tema, o Mania de Saúde ouviu uma profissional que vivenciou dois lados diferentes da fisioterapia: a Dra. Júlia Neves. Formada como fisioterapeuta em 2004, ela atuou em diferentes modelos de clínica, tendo se dedicado bastante à área esportiva, inclusive fora de Campos dos Goytacazes. Mas, em 2014, depois de uma sólida formação curricular (que incluiu o MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas), ela passou a trabalhar exclusivamente como gestora de clínicas, estando hoje à frente da FisioClínica, FisioClínica Health e FisioStar, gerindo uma equipe enorme de fisioterapeutas em nossa região.

“Acho muito interessante falar sobre isso por já ter estado nessa posição de me colocar como contratada e, agora, viver esse outro lado, que é o de contratar fisioterapeutas e ser gestora de clínicas”, afirma Dra. Júlia. “Hoje em dia, há um certo preconceito de as pessoas acharem que o fisioterapeuta é um profissional mal sucedido financeiramente, ou que a profissão exige pouco, mas a verdade é que, como em qualquer outra área, vão existir profissionais bem realizados e outros que não se sairão tão bem. Acho triste estigmatizar a fisioterapia. Até porque, como gestora, sinto um orgulho enorme em ver uma equipe de cerca de 45 fisioterapeutas, todos bem-sucedidos financeiramente, sendo muito especialistas no que fazem, evidenciando toda uma cultura de aprimoramento que construímos ao longo desses anos em nossas clínicas”, acrescentou.

Com essa experiência, Dra. Júlia deixa uma dica importante para quem está começando na profissão. “O fisioterapeuta precisa entender que a construção da carreira começa dentro da faculdade. É importante, então, que ele se dedique muito e valorize cada local de estágio, cada oportunidade surgida, pois ali é que as pessoas vão começar a olhar para ele, a enxergar o seu potencial. Depois de formado, o fisioterapeuta precisa fazer cursos de especialização, pós-graduações e aprimoramentos anuais, pois só assim conseguirá evoluir profissionalmente”, frisa a gestora. “Um erro muito comum, por exemplo, é o fisioterapeuta se dizer especialista por ter acompanhado um determinado profissional. Não é esse o caso. Para ser especialista em alguma coisa, você tem que estudar. Não é porque você fez uma faculdade generalista que vai conseguir atender em áreas como fisioterapia uroginecológica, oftalmológica, ortopédica, entre outras. A fisioterapia hoje está muito específica e você precisa de ter especializações. Essa é uma cultura que já está no DNA das nossas clínicas, onde os fisioterapeutas não param de se especializar, querendo sempre evoluir na profissão”, destacou.

Mas o que dizer aos fisioterapeutas que sonham em sair do emprego e abrir o próprio negócio? Dra. Júlia lembra alguns pontos importantes de serem observados antes de empreender. “É bastante comum o fisioterapeuta achar que os desafios vão ser os mesmos quando, na verdade, são muito diferentes. Às vezes eles saem para empreender, mas logo se queixam da parte burocrática, reclamam de cuidar do funcionamento e manutenção da clínica, em vez de praticar a fisioterapia de fato. Muitos deles sonham em abrir o próprio negócio, por exemplo, mas não querem dividir seus pacientes. Isso é um erro”, alerta Dra. Júlia. “Ao empreender, você vai ter que se desprender um pouco do ego de achar que é tudo para você. Pelo contrário: é para o seu time. Você tem que estar preparado para gerir o negócio e dar a oportunidade de outros fisioterapeutas brilharem. Um dos meus grandes orgulhos, por exemplo, é ver as clínicas caminhando e às vezes as pessoas nem saberem quem está gerindo. Isso mostra que ela brilha, independente de mim. Esse é o grande segredo de uma gestão de qualidade: entender que não é para você, mas para a sua empresa. É para o seu time brilhar”.