A Dermatologia Infantil pode ajudar o seu filho!

Dra. Cinthia Guimarães - A Dermatologia Infantil pode ajudar o seu filho!Hoje em dia, a decisão pela paternidade é muito mais discutida e planejada do que nas gerações anteriores, tornando cada filho um tesouro ainda mais valioso na vida dos pais. É nesse contexto que a dermatologia pediátrica exerce um papel essencial para assegurar o bem-estar e a saúde das crianças, ajudando a prevenir e tratar uma série de problemas comuns ao seu processo de desenvolvimento. Quem nos fala sobre o assunto é a médica pediatra Dra. Cinthia Guimarães, que vem se dedicando à área de dermatologia infantil e explica todos os benefícios proporcionados por essa atuação. Confira!

Mania de Saúde – Poderia nos contar um pouco sobre sua formação profissional?

Dra. Cinthia Guimarães – Me formei em medicina pela Faculdade de Medicina de Campos em 2017. Ao contrário de alguns colegas, que já sabiam qual especialidade seguir no início da faculdade, eu decidi minha especialidade no internato, que é quando iniciamos nossa prática acadêmica. Durante este período, fui aprovada no processo seletivo para estagiário na UTI neonatal do hospital São João Batista, em Macaé, onde fui acadêmica por cerca de 1 ano e meio e aprendi amar mais ainda o mundo da pediatria. Sempre tive um encanto pelas crianças, mas isso não basta para ser pediatra. Precisamos saber escutar os pais e observar as crianças, elas sabem mostrar suas dores e seus sentimentos. Quando as crianças se sentem seguras, elas retribuem em forma de sorrisos, abraços e carinho e isso me cativou de uma forma em que tive a certeza do caminho a seguir. Fiz residência médica de Pediatria na Secretaria Municipal de Macaé, local este em que estive por 03 anos para concluir a especialidade. Conheci a Dermatologia infantil no segundo ano da residência, quando rodamos em ambulatórios de subespecialidades. Assim que concluí a residência médica, comecei a subespecialidade em dermatologia pediátrica pela faculdade ISMD (Instituto Superior de Medicina), em São Paulo. Desde então nunca parei, participo de congressos e cursos para me aperfeiçoar e atualizar, buscando o melhor para o meu paciente.

Mania de Saúde – Por que decidiu por esta especialidade?

Dra. Cinthia Guimarães – Pediatria é um mundo à parte. Não pense você que é um “mini adulto”, temos que ter muito cuidado com este tipo de conceito. Assim como existe cardiologista para criança, pneumologista para criança, entre outros, a dermatologia também existe para criança. Passei a entender que a criança necessita de um cuidado especial para sua pele e saber que posso tratar as doenças de pele, que são tão complexas quanto outras doenças, me fez buscar por mais conhecimentos nesta área e comecei a me apaixonar por esta subespecialidade. Costumo dizer que a Pediatria me encantou, mas a Dermatologia pediátrica me escolheu!

Mania de Saúde – Como é o atendimento? Os adolescentes também se beneficiam?

Dra. Cinthia Guimarães – A criança é classificada em faixas etárias, temos o recém-nascido que vai desde do nascimento até 28 dias de vida; o lactente de 29 dias de vida até 2 anos de idade; pré-escolar de 2 anos até 7 anos de idade; o escolar de 7 anos até 12 anos de idade e o adolescente de 12 até 18 anos de idade. Imaginem a quantidade de doenças de pele que englobam cada faixa etária. Além disso, uma mesma doença pode manifestar de diferentes formas a depender da idade da criança, como a dermatite atópica, por exemplo. Portanto, o adolescente é muito beneficiado ao ser atendido pelo dermatopediatra. Os casos mais frequentes variam entre: dermatite atópica, molusco contagioso, dermatites alérgicas, verrugas, avaliações de manchas, dermatites seborreicas e acne.

Mania de Saúde – Os pais já têm ciência da importância desse atendimento?

Dra. Cinthia Guimarães – Acredito que os pais ainda não têm essa compreensão. Primeiro pela falta do especialista na nossa região e, segundo, por muitos quererem tratar doenças de pele na emergência. Segundo estudos epidemiológicos, as doenças de pele são responsáveis por cerca de 20% das consultas em emergências de Pediatria. Ou seja, os pais ao compreenderem que existe o serviço de médico especialista em Dermatologia infantil, conseguimos reduzir as idas desnecessárias às emergências, diminuindo a fila de espera e evitando contaminações em seus filhos nos hospitais. Ainda temos muito para expandir e muitos projetos em desenvolvimento. Meu objetivo é produzir serviços de referência em dermatologia pediátrica, englobando atendimentos e procedimentos voltados para as crianças, tais como biópsias, curetagens, crioterapias, entre outros. A participação dos pediatras é imprescindível, já que o primeiro atendimento e suspeitas diagnósticas começam por eles, portanto, meu objetivo é instruir em que momento posso intervir e ajudar.