A Professora Karla Barcelos tem 27 anos de experiência
na área, tendo trabalhado em diversos cursos e
desenvolvido o KeyWay Cursos.

A professora é conveniada do Núcleo de Apoio e Promoção do Bem-Estar (NAPBEM), do Instituto Federal Fluminense (IFF)
Karla Barcelos

CHANGE YOUR MIND

A Professora Karla Barcelos tem 27 anos de experiência
na área, tendo trabalhado em diversos cursos e
desenvolvido o KeyWay Cursos.

A professora é conveniada do Núcleo de Apoio e Promoção do Bem-Estar (NAPBEM), do Instituto Federal Fluminense (IFF)
Karla Barcelos
Imagem ilustrativa - CHANGE YOUR MINDFalava outro dia, com uma aluna, dos benefícios práticos das aulas que ministro, não apontados por mim, mas pelos próprios beneficiados. Depois dessa conversa, fiquei pensando que sempre buscamos melhorar o nosso trabalho, observando o que não está bom, o que pode melhorar, ou mesmo quais são as novas demandas, sejam elas dos clientes ou das novas tecnologias, que surgem a todo tempo. Foi então que me dei conta que nunca fiz o contrário, avaliar o que dá certo! Por que as nossas aulas funcionam? Por que os alunos se dizem satisfeitos? As respostas que pareciam óbvias no primeiro momento, qual sejam, meu tempo de experiência, o foco dos alunos, a parceria exercida por ambos, entre outras coisas, o que ficou claro pra mim, e quero compartilhar com meu outro público fiel, vocês, leitores, foi que a efetividade das aulas personalizadas, vão além do próprio Inglês, isso é a construção de uma nova história. Acompanhe o processo que experimentamos por mais de 20 anos e que vou descrever. Partir de premissas é sempre importante, ao observar o objeto, devem haver critérios, os meus foram bem objetivos, dois, para ser mais exata: 1- pegar um case aplicável ao todo e 2- fazer sua leitura, pelo que meu trabalho difere dos demais. Explico. O case escolhido foi de uma aluna, objeto da conversa mencionada no início do texto, onde recebi um relato de pós-viagem à New York, que a aluna do case havia feito. Ao contar sua experiência ela, enfaticamente, listou os benefícios de falar Inglês: “aproveitei mais os lugares, interagi com nativos, consegui comprar, comer, fazer o que queria, sem restrições, isso me deu uma sensação, não só de liberdade, mas de renovação. Já tinha ido a NY antes, porém é como se estivesse indo pela primeira vez”. Entendi que o idioma, para essa aluna, era só um meio de realizar o potencial adormecido por uma limitação muito pequena e minha conclusão foi que, dá certo por que o processo de aprendizado do idioma, por ser personalizado, perpassa pelas questões internas trabalhadas em aula e focadas nas individualidades de cada aluno. Com o tempo, eles se conhecem melhor e desejam ir mais longe, perdem o medo de arriscar e chegam a lugares que não achavam ser possíveis. Claro que cada um tem suas dificuldades, mas todos têm uma coisa em comum, quando percebem onde podem chegar, mudam seu modo de pensar. Concluindo, CHANGE YOUR MIND você também! Não pense no que te limita, mas potencialize o que te eleva. O que está esperando?