
Nada é mais precioso na vida dos pais do que a saúde e o bem-estar dos filhos. Imagine então poder contar com uma assistência completa para cuidar do seu filho desde a infância até à adolescência, fazendo todo um acompanhamento para garantir a ele o melhor cuidado na prevenção de doenças, podendo ter ainda um atendimento em casa e assistência integral via on-line diante de qualquer dúvida?
Foi pensando nessa necessidade que a Insalus Concierge em Saúde trouxe mais um serviço para beneficiar o público da região: a Puericultura Domiciliar, o acompanhamento periódico de crianças e adolescentes, que tem o objetivo de garantir um maior cuidado e assistência para o seu filho em todas as etapas de desenvolvimento.
À frente desse trabalho está a Dra. Bruna Chagas de Azevedo, Médica de Família e Comunidade, que recebeu o Mania de Saúde na sede da Insalus, no Edifício Connect. Formada pela Faculdade de Medicina de Campos, sendo Médica de Família e Comunidade pelo Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba/PR, ela comenta os diferenciais desse trabalho. “A puericultura se distingue por oferecer um cuidado integral à criança, que precisa desse acompanhamento ao longo da vida dela, abrangendo desde a gestação até o fim da adolescência. Isso ajuda a identificar precocemente qualquer distúrbio de crescimento, além de avaliar o desenvolvimento físico, mental, nutricional e até mesmo emocional, compreendendo a criança e o adolescente como um ser em desenvolvimento, respeitando todas as suas particularidades”, diz Dra. Bruna.
A ideia de focar na área de Medicina de Família, segundo ela, vai ao encontro da metodologia da Insalus, que se baseia no cuidado centrado na pessoa e na slow medicine, tendo o propósito de ir muito além do atendimento convencional, com tempo para ouvir, tempo para refletir, tempo para construir relações sólidas e duradouras entre médicos, pacientes e famílias. “O Médico de Família é um coordenador do cuidado. Ele vai cuidar daquele indivíduo em todas as etapas da vida, baseando-se nas melhores evidências científicas, centrando o foco no paciente e em seus valores, elaborando decisões ponderadas e cautelosas, sempre que possível compartilhadas, gerando assim uma qualidade e continuidade do cuidado. Nosso papel é avaliar o paciente como um todo e não simplesmente uma doença”, ressalta.
Isso significa que a Puericultura Domiciliar não se limita à saúde da criança, pois consegue avaliar também os hábitos, as emoções, a relação com família e escola, entre outras características que podem interferir em seu processo de desenvolvimento. “Isso não invalida, evidentemente, a atuação de outros profissionais. Como gestores do cuidado, em algumas situações poderemos referenciar a um fonoaudiólogo, um psicólogo, um neuropediatra, mas sempre coordenando essas informações e garantindo assistência completa à família, que não se sentirá perdida ao longo desse processo, de forma a trocar informações sobre os pacientes ou diretamente com eles, monitorando planos terapêuticos e demandas de saúde”, frisa a médica.
Ela conta, por fim, como é feito o atendimento. “A primeira consulta ocorre já no terceiro trimestre da gestação, prestando orientações quanto aos primeiros cuidados, o que levar para a maternidade, sono, vacinas, amamentação, alimentação da mãe, cólicas e demais dúvidas. Após o nascimento, a consulta ocorre entre 7 e 10 dias e, depois, passa a ser mensal. Na medida em que a criança vai se desenvolvendo, as consultas vão se tornando bimestrais, trimestrais e semestrais, sempre avaliando fatores como ganho de peso e altura, alimentação e suplementações vitamínicas de rotina, desenvolvimento motor, cognitivo e emocional (incluindo relações interpessoais e desempenho escolar), imunizações, funcionamento gastrointestinal e gênito urinário, qualidade de sono, atividade física x tempo de telas, contato com a natureza, prevenção de acidentes, orientação de cuidados de higiene e rotina, entre outros”, destaca Dra. Bruna. “A consulta domiciliar tem a mesma eficácia das consultas no consultório, porém de forma mais tranquila, avaliando o paciente no seu ambiente, evitando o estresse da mãe em sair de casa, assim como exposições desnecessárias, garantindo um cuidado completo ao seu bem mais precioso”.
Entre em contato pelo WhatsApp (22) 99877-7798 e agende sua consulta!