Quem tem filhos com autismo certamente já ouviu falar em métodos como o DIR/Floortime e o ABA, a Análise do Comportamento Aplicada, que traçam diferentes estratégias para favorecer o aprendizado das crianças. Mas existem algumas situações em que é preciso ir um pouco além dos métodos convencionais para garantir um melhor desenvolvimento, sobretudo quando se fala em adolescentes. A boa notícia é que existe hoje uma técnica revolucionária para atender aos jovens e garantir resultados ainda mais eficazes no tratamento do autismo: o Soma®RPM.
Quem nos fala sobre o assunto é a Dra. Cláudia Boechat, diretora da Helpers Autismos, que é especializada no atendimento a crianças e adolescentes com TEA e TDAH na região. Com vasta experiência na área, sendo também mãe TEA, ela revela como surgiu o interesse pelo método, que em breve estará presente na clínica. “Depois de trabalhar muito tempo com o DIR/Floortime e com o ABA, senti a necessidade de ir um pouco além. Queria encontrar um método que presumisse a competência do meu filho e desse a oportunidade de demonstrar o que ele já sabia, de acordo com o canal de aprendizagem dele. A gente sabe que existem quatro canais de aprendizagem (visual, auditivo, tátil e cinestésico). Descobri que o Soma®RPM utiliza todos esses canais. Ele se aproveita do canal que estiver aberto no momento da sessão para entrar com o conteúdo e favorecer o aprendizado. É uma técnica realmente inovadora”, disse.
Muito famoso nos EUA, o Soma®RPM foi criado por Soma Mukhopadhyay, uma mãe indiana que desenvolveu meios de se comunicar com seu filho autista, o Tito. Ela criou o Método de Solicitação Rápida ou RPM, que é baseado em perguntas e respostas rápidas, onde o jovem seleciona ou aponta as respostas utilizando material de apoio ou mesmo por soletração, desenvolvendo a habilidade de se expressar. “A técnica nos faz entender que a forma de aprendizagem da criança autista é diferente das outras crianças, independente dela estar prestando atenção ou não”, afirma Dra. Cláudia. “Às vezes o processo de aprendizagem acontece enquanto o jovem está assistindo ao Youtube, por exemplo. No caso do meu filho, ele fica pintando enquanto está aprendendo ou mesmo ouvindo música. É uma forma de se regular para aprender, pois são canais diferentes de aprendizagem. É isso que o Soma®RPM traz de inovador”, acrescentou ela, que conheceu o método em São Paulo, onde fez um treinamento intensivo com seu filho, Daniel, junto com as também terapeutas Jeanne Fonseca e Maria Aparecida.
Com essa expertise, Dra. Cláudia pretende capacitar a equipe, a fim de começar a atuar em Itaperuna. “É um grande diferencial da Helpers Autismos, que será a primeira clínica da região a trabalhar com o Soma®RPM. Só conheço uma pessoa que utiliza o método e ela fica no sul do país. A formação é muito robusta, sendo toda feita em inglês, exigindo bastante treinamento do profissional. Em agosto, vamos fazer uma grande imersão na Helpers Autismos, com auxílio de um tradutor, que vai nos ajudar a capacitar a equipe para oferecer esse serviço tão importante às famílias”, ressalta a diretora. “Os benefícios são inúmeros, a começar pelo adolescente se sentir compreendido, já que vai conseguir expor aquilo que de fato deseja. Isso melhora o comportamento, a relação familiar, diminui o estresse e a ansiedade, entre outros benefícios diretos e indiretos”.
Com o Soma®RPM, portanto, a Helpers Autismos abrange um leque completo de tratamento, já que também é referência nos modelos DIR/Floortime e ABA. “Nosso propósito, inclusive, é ir além dos atendimentos convencionais. Para isso, estamos organizando cursos em parceria com a Agathos Play e a Helpers Education, que é um braço importante da clínica. O objetivo é oferecer cursos gratuitos aos pais, em parceria com a médica Simone Pires, além de cursos mais aprofundados para professores e profissionais do segmento, trazendo tudo o que há de mais moderno no tratamento do autismo”.
Quer saber mais sobre esse atendimento? Entre em contato pelo WhatsApp (22) 99726-0606 ou pelo Instagram @helpers_autistics e agende seu horário!