Saiba o que fazer por sua MARCA

Andréa Muniz

Publisher, empresária da comunicação, jornalista, engenheira de produção. Com experiência de 25 anos à frente do Mania de Saúde.
Papo com os MÉDICOS!

“Uma boa estratégia de marketing é mutante e isso se deve ao momento da marca, onde cada objetivo a ser alcançado dependerá da escolha das ferramentas e canais adequados para serem utilizados no momento ideal.” – Andréa Muniz

Saiba o que fazer por sua MARCA
Nos últimos dias, fui abordada por dois empresários da cidade sobre como eles poderiam fortalecer as marcas de seus respectivos negócios. Esse assunto é constante no meu dia a dia dentro e fora da redação do Mania, mas confesso que essas perguntas me chamaram a atenção. Os dois não se conhecem, são donos de empresas conceituadas na cidade e já investem pesado em marketing. Afinal, o que está “faltando” na concepção deles?

Como boa virginiana e com uma memória considerável, lembrei de alguns atendimentos comerciais em que o desejo dos clientes passava longe de encher seus consultórios, até porque, já estavam com suas agendas lotadas. Eles queriam “reconhecimento”, prestígio e autoridade.

Já escrevi sobre branding, mas, para correlacionar os assuntos acima, branding é construção de marca.

Com tantos pedidos de “ajuda”, iniciei uma análise durante todas as conversas, ouvindo-os atentamente. É claro que 25 anos de experiência me ajudaram e muito nesse momento, mas logo percebi algo semelhante em todos os interlocutores desejosos por uma resposta. Todos utilizavam formas isoladas de marketing para suas empresas e marcas.

Um só usava as redes sociais, outro aplicativos de agendamento, outro tráfego pago, outro só o “bom e antigo boca-a-boca”, enfim, cada um fazia o que sabia e o que conseguia. Até aí, tudo bem. Eu mesma sempre digo e repito: faça o que puder, da forma que puder, mas faça marketing! E eles estão fazendo o que podem e sabem, essa não é a questão.

O lado positivo dessa coincidência: todos eles estão em sintonia, avançando e tendo a certeza de que podem e querem mais para seus negócios e já sabem que precisam ter uma estratégia de marketing para isso. Talvez o ponto mais importante que conecta a todos: nenhum deles tinha o branding em sua “estratégia de marketing”.

Resumirei aqui dois conceitos dentro do assunto, de forma resumida: DIMINISHING RETURNS (retorno decrescente) e INCREASING RETURNS (retorno crescente).

Por exemplo, no tráfego pago aplica-se o conceito DIMINISHING RETURNS (retorno decrescente): você investe 100 reais e vende 500 reais, então você pensa: se eu investir 1000 reais, vou ganhar 5000 reais? Claro que não. Por quê?

A mídia satura, primeiro você fala com o público mais disposto a comprar, depois você vai falando com pessoas mais distantes de você e da necessidade, tem mais gente concorrendo por essa mídia, ela vai ficando mais cara, você já atingiu as mesmas pessoas várias vezes, duplicando o esforço, pagando duas vezes para falar com a mesma pessoa. Depois da saturação, mesmo colocando mais dinheiro, você para de ter retorno além do que já teve.

Aqui já comprova-se que existe um limite para investir num mesmo tipo de mídia.

Seguindo na linha das pesquisas, estudos comprovam que investir em Branding é INCREASING RETURNS (retorno crescente), você investe em MARCA, na construção da marca e, com o tempo, o dinheiro que você investiu retorna de forma crescente para você.

O retorno em branding é mais lento, sim, mas o investimento e ganho são cumulativos. Até se criar um relacionamento com as pessoas e elas começarem a enxergar sua marca, criar sentimento e confiança na sua comunicação, interagir e comprarem.

Você está mais aberto a reagir e a interagir com marcas que você conhece ou com uma marca desconhecida? Pois é, o seu cliente também!

A tão almejada autoridade e reconhecimento são conquistados com BRANDING.

O espaço acabou e para concluir: todas as formas de marketing são válidas e importantes, mas devem ser definidas de acordo com a estratégia da marca.

Mania de Saúde pra você também!