Confira a segunda parte da matéria sobre o universo off road
Desde os maiores entusiastas até os iniciantes da prática do off road, o sentido que faz unir os adeptos é a liberdade e os desafios que esse mundo oferece. Para cada atividade, existe um mínimo de exigência. Para competições profissionais, por exemplo, é necessário que o seu carro apresente um kit com equipamentos que não saem de fábrica, sendo substituídos em oficinas especializadas. É possível que o aficionado por aventura se interesse tanto quanto prática de diversão nos fins de semana como para a adesão de competições espalhadas pelo mundo.
De acordo com o empresário Wanderson Peixoto, da 900 HP, as competições se multiplicam pelo mundo. “A nível nacional, o mais famoso — e um dos maiores do planeta — é o Rally dos Sertões. Também há destaque para o Rally Paris Dakar, considerado o mais famoso e desafiador de todos. Tratando-se das modalidades, as variações são imensas, mas algumas das mais praticadas incluem o rally cross country, o de regularidade e o rally de velocidade. Talvez a modalidade mais desafiadora de todas, o cross country é um verdadeiro teste de resistência para máquina e motorista. O objetivo é superar obstáculos naturais e, por esse motivo, ele exige os carros mais robustos possíveis. Concluir o circuito completo desse desafio já é, sem dúvidas, uma vitória. Se estamos falando de velocidade, o objetivo é claro: vence quem chega primeiro. Como todas as modalidades, itens de segurança como capacetes, macacões, gaiola (estrutura tubular de reforço) e luvas são obrigatórios e merecem atenção especial nesse quesito devido ao grau do desafio. É um tipo de prova absolutamente competitiva, em que é recomendável estar-se ao menos um nível acima dos amadores. Tem também o rally de regularidade. O ideal nessa modalidade é a precisão. Aos competidores é fornecido uma planilha da competição e deve-se seguir à risca as informações detalhadas. Para muitos, é a porta de entrada do rally. Ao contrário das outras modalidades apresentadas, os carros presentes nesse tipo de prática não necessitam de tantos ajustes quanto as anteriores”.
Se você está pensando em entrar para esse mundo, mesmo que seja só para curtir um final de semana junto à natureza, sem o stress de competições profissionais, é sempre preciso começar de algum modo. “Para além do investimento em um veículo off road, é indispensável planejar seus próximos passos estudando a trilha e os desafios a serem encarados fora de estrada, bem como fazer a manutenção constante do seu automóvel, principalmente antes da prática. Não podemos esquecer de instalar pneus com características all terrain pelo menos. Assim você conseguirá transpor alguns obstáculos sem que os danifique. Os pneus all terrain tem flancos mais robustos para suportar impactos, aumentando a tração na lama e na rocha”, afirma Wanderson. “Na nossa região, são muitas trilhas e lugares a serem explorados. Temos muitas trilhas com cachoeiras na região do Imbé, Lagoa de Cima, com diversos graus de dificuldades, gerando opções para todos os gostos. Não podemos deixar de falar que temos vários grupos de off road explorando essa região, tais como o Jeep Clube de Campos, o Amigos & Amigos Expedições Off Road, Jeep Clube de São João da Barra, etc… sempre de forma consciente, retirando todo o lixo encontrado no caminho e fazendo ações beneficentes nesses lugares. Em períodos de alagamentos, esses grupos são acionados para resgate de pessoas e assistência em áreas de difícil acesso. Avalie sempre antes de uma trilha a condição da suspensão, amortecedores, pneus, freios, lubrificantes, etc. Numa trilha, são sempre levados a um trabalho mais intenso. Se tiver dúvidas quanto à avaliação desses itens, dê uma passada na 900 HP, seu espaço Michelin e BF Goodrich em Campos, na Av. 28 de março, Turf. O telefone é o (22) 99977-3900. Essa avaliação é gratuita”.