Soluções avançadas têm melhorado a saúde auditiva da população
Você já parou para contabilizar quantos telefonemas, mensagens de áudio, vídeos e músicas já reproduziu ou efetuou esta semana? Provavelmente não, mas uma coisa é certa: a comunicação sem dúvidas está presente o tempo inteiro no seu dia a dia. Em um mundo onde cada indivíduo carrega um verdadeiro computador pessoal na mão, se comunicando a todo o momento em casa ou no trabalho, o ato de ouvir e falar se tornou mais demandado como nunca na história da humanidade. É nesse contexto que as correções auditivas e as terapias de fala ganham uma importância ainda maior, podendo beneficiar os mais diferentes públicos.
Em nossa região, a Sonoris Campos tem se tornado a grande referência nesse segmento, oferecendo soluções avançadas para as mais diversas perdas auditivas, além de ter voltado a realizar terapias de fala, tendo em vista a grande demanda ocasionada no momento pós-pandemia. Quem nos fala sobre o assunto é a Dra. Eliana Mancini, sócia-proprietária e fonoaudióloga responsável pela Sonoris Campos, que destaca a relevância desse trabalho na atualidade.
“Já é sabido que as perdas auditivas vêm se tornando mais frequentes no mundo, tanto pelo fenômeno do envelhecimento populacional, com as pessoas vivendo mais e se aposentando cada vez mais tarde, quanto pelo aumento da exposição sonora, que é muito mais elevada do que em outras épocas. Basta lembrar que estamos cercados de ruídos o tempo inteiro, por conta do uso do celular, de caixas de som, dos fones de ouvido, além de muitas profissões serem realizadas em ambientes ruidosos, como cabeleireiros usando secadores de cabelo, músicos profissionais ou motoristas de carros de som etc. Tudo isso cria um cenário onde as perdas auditivas ocorrem cada vez mais cedo – e, muitas vezes, o indivíduo demora a perceber o problema”, alerta Dra. Eliana. “São as pessoas no seu entorno que acabam percebendo e, em geral, isso ocorre tardiamente, fazendo com que procurem atendimento quando já há uma perda auditiva considerável”, acrescentou.
A boa notícia, segundo a fonoaudióloga, é que o mercado contemporâneo possui soluções avançadas para o problema, além do próprio diagnóstico ser cada vez mais preciso. “A tecnologia beneficiou muito o uso de aparelhos auditivos. Já ficou para trás aquela ideia de que o aparelho devia apenas amplificar os sons para o usuário. Hoje nosso trabalho permite identificar as frequências exatas que a audição daquele paciente necessita e vamos realizar todo um acompanhamento durante esse processo de adaptação, a fim de que o paciente tenha um bom resultado. Esse é o grande diferencial”, afirma a diretora. “Isso é importante porque, além de devolver qualidade de vida e capacidade funcional ao indivíduo, auxilia a evitar problemas como a depressão, já que a perda auditiva favorece o aparecimento dessa e outras doenças”.
Outra novidade, como lembra Dra. Eliana, são as terapias de linguagem, área em que ela também sempre foi referência no município para inúmeras famílias. “Desde a pandemia, temos visto um crescimento enorme de crianças com déficit de desenvolvimento, principalmente nas áreas de aquisição da linguagem e transtornos de fala. Afinal, não podemos esquecer de que elas ficaram dois anos sem o convívio escolar, perdendo todo aquele estímulo que é fundamental no processo de desenvolvimento. Cientes disso, resolvemos voltar às terapias de linguagem, oferecendo abordagens importantes para o público infantil, realizando um trabalho diferenciado na região”.
Quer saber como a Sonoris Campos pode te ajudar? Ela se localiza à rua Voluntários da Pátria, 185, ao lado do Centro de Saúde e atende pelos telefones (22) 3025-5266 e (22) 99808-8313. Agende sua visita!