Silvio Lourenço de Souza, além de um grande e querido amigo, exerceu o papel de representante comercial do Mania de Saúde no Noroeste Fluminense e, nesse mês de junho, em que o nosso jornal completa 32 anos, recebe uma justa e merecida homenagem de toda a nossa equipe
Ao longo de 32 anos, o Mania de Saúde foi acolhido não apenas por uma massa gigantesca de leitores do Norte e Noroeste Fluminense, mas, também, por um grande número de profissionais liberais, que contribuíram diretamente para a consolidação do jornal na região. Em Itaperuna, o exemplo mais ilustrativo é o de Silvio Lourenço de Souza.
Advogado e eletricitário, ele foi Representante Comercial do Mania de Saúde por muitos anos em Itaperuna, tendo sido um dos grandes responsáveis pela difusão do mensário pelo Noroeste Fluminense. A convite do fundador, Sylvio Muniz, o representante comercial também se tornou colunista, dividindo não apenas a função de fechar parcerias com médicos, dentistas, empresários e demais profissionais que desejavam divulgar seu trabalho no Mania de Saúde, como também a incumbência de informar os leitores sobre fatos novos – ou curiosos – do município, por meio da coluna “Acontecendo”, de cunho inteiramente local e bastante prestigiada pelo público itaperunense.
Na edição de homenagem a Sylvio Muniz, por ocasião de seu falecimento, em 2016, Silvio Lourenço revelou como surgiu a amizade entre ambos, bem como o nascimento da sucursal do Mania de Saúde em Itaperuna. “Conheci Sylvio Muniz em abril de 1995, apresentado pela minha saudosa comadre, Dra. Zilá Rodrigues Leite. Ele tinha um projeto para colocar o Jornal Mania de Saúde em Itaperuna (em Campos ele já existia desde 1991) e pediu para ela indicar uma pessoa que pudesse integrar o projeto dele para fazer a representação comercial. Como já havia dirigido por algum tempo o jornal O Regional e estava aposentado da CERJ, fui indicado para essa função e aí começou a nossa parceria e a enorme amizade. Em junho de 1995, saiu o Mania de Saúde do Noroeste, o primeiro jornal em cores da região”.
Foi questão de tempo, então, para que os itaperunenses vissem em Silvio Lourenço uma das âncoras do Mania de Saúde na cidade, dando dicas de matérias e notas para coluna, além de apontar novas parcerias. Toda essa atuação rendeu diversas homenagens ao longo do tempo, entre elas, a Comenda do Mérito da Cultura e das Artes, conferida pelo poder legislativo municipal, em 2014.
Mas era o reconhecimento popular que mais marcou a atuação de Silvio como representante comercial, sendo sempre reconhecido pelos leitores na cidade – especificamente nos famosos “Amarelinhos” – além dos veranistas das praias de São Francisco de Itabapoana, onde descansava e levava exemplares todos os anos, a fim de abastecer as bancas da região, sempre ao lado da esposa Maria Aparecida Jauhar, sua grande companheira. O exemplo de Silvio reforça o legado do Mania de Saúde construído ao longo desses 32 anos, estando na mesma altura de nossa gratidão.
Silvio Lourenço de Souza e sua companheira de vida, Maria Aparecida Jauhar