Lipedema na fisioterapia

Lipedema na fisioterapia
A FISIOTERAPEUTA
Lecimara Domingues Lopes

Ter ganhos ainda maiores com trabalho fisioterapêutico

O acompanhamento fisioterapêutico tem sido de suma importância para o tratamento de pacientes acometidos com Lipedema, apresentando grandes resultados na qualidade de vida, pois atua na melhora da circulação sanguínea, reabsorção de edemas e coloração da pele. Nesse contexto, é essencial a prática da drenagem linfática, sendo ativa eficientemente para o sistema linfático, já que reduz feridas e sensações de cansaço, diminui algias, proporciona ganhos de amplitude de movimentos, sendo potente não só em tratamentos estéticos, mas preventivos. Nossa reportagem foi até à FisioClínica e conversou com a fisioterapeuta Lecimara Domingues Lopes sobre o tema.

Mania de Saúde – Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento do Lipedema?

Lecimara Domingues – A fisioterapia atua diretamente com o Lipedema, sendo sua principal função terapêutica eliminar e diminuir o edema presente nos pacientes, melhorando assim o aspecto da pele e diminuindo a dor, gerando qualidade de vida e bem-estar. A drenagem linfática manual e a terapia de compressão pneumática intermitente podem ser tentadas com vários benefícios, incluindo a prática de atividades físicas e acompanhamento nutricional.

Lipedema na fisioterapia
A drenagem linfática manual é essencial no tratamento multidisciplinar do lipedema, diminui o inchaço, elimina toxinas e ajuda na oxigenação dos tecidos

Mania de Saúde – Como a drenagem linfática manual pode ser útil no tratamento do Lipedema?

Lecimara Domingues – Ela auxilia no reestabelecimento da principal função do sistema linfático: ajuda o sistema vascular sanguíneo na remoção de toxinas e metabólitos, aumenta oxigenação e absorção dos nutrientes, auxiliando o sistema imunológico. Isso irá diminuir a retenção de líquido no tecido, favorecendo o bem-estar e relaxamento.

O uso de Meias Elásticas Compressivas também melhora a qualidade de vida de pacientes com Lipedema. É uma excelente opção terapêutica, pois, além de diminuir a pressão venosa, reduz-se a sintomatologia, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Lipedema na fisioterapia
O uso de meias elásticas é uma e boa opção terapêutica

Mania de Saúde – Quais os melhores exercícios para pacientes de Lipedema?

Lecimara Domingues – A atividade física aquática é apresentada sendo a mais benéfica em pacientes com Lipedema, pois a pressão da água promove a drenagem linfática e a flutuabilidade reduz a carga nas articulações. Essa modalidade terapêutica ganhou espaço por seus efeitos diversos, como: alívio da dor e do espasmo muscular, relaxamento muscular, aumento da circulação sanguínea, manutenção e/ou aumento das amplitudes de movimento, reeducação muscular, melhora da força muscular e da atividade funcional da marcha, melhora das condições psicológicas do paciente e máxima independência funcional, já que esses pacientes apresentam um funcionamento anormal do sistema venoso, alterações na pele e no tecido subcutâneo, principalmente dos membros inferiores. Também pode ser realizada a natação, hidroginástica, caminhada, vibração de corpo inteiro, bicicleta estacionária, alongamento e pilates.

Mania de Saúde – O que os pacientes podem fazer em casa para gerenciar o Lipedema?

Lecimara Domingues – A caminhada simples é um excelente meio de exercício de baixo impacto. Para isso, certifique-se de usar roupas de compressão para um suporte extra e encontre um tênis confortável, que forneça suporte adequado para os pés, pernas, joelhos e coluna. Exercícios de faixa elástica podem ajudá-la a construir músculos, melhorar a flexibilidade, permitir que você treine em casa e melhore o retorno venoso. Exercícios de vibração de corpo inteiro ajudam quem sofre com Lipedema. Existem muitos benefícios associados ao uso de uma plataforma vibratória, entre eles, o aumento do fluxo linfático e drenagem, redução da inflamação e da fibrose, aumento da circulação e redução do estresse articular.