Divulgação científica é com a gente!

Divulgação científica é com a gente!Desde o seu primeiro número, publicado em junho de 1991, o Mania de Saúde demonstrou sua grande vocação em dar voz à classe médica e ser referência em divulgação científica para toda a região. Além de contemplar as mais diferentes especialidades da medicina, o jornal também abriu espaço à parte acadêmica, trazendo novidades, divulgando congressos e difundindo os mais variados avanços na área da saúde. Na última década, contudo, essa tendência se acentuou em nosso mensário, a partir de um fato inédito para ele e para a região: a cobertura realizada junto à primeira turma do curso de Medicina da UniRedentor/Afya, de 2015 até 2021, quando acompanhamos mensalmente o passo a passo dos alunos, desde o primeiro dia de aula até o dia da formatura, trazendo o arco completo da formação médica na região. Ao longo do período, nossa reportagem entrevistou os mais diferentes professores, mestres e doutores, abordando não só os aspectos técnicos da medicina, mas, sobretudo, a própria natureza da profissão, com ênfase nas mudanças ocorridas no ensino médico nacional. Toda essa proximidade reforçou a verve científica do Mania de Saúde, que passou a ser incluído na Plataforma Lattes, principal ferramenta para estudantes, pesquisadores, professores e cientistas brasileiros registrarem sua produção intelectual, sendo mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para quem não sabe, o Currículo Lattes se tornou padrão nacional no registro da vida pregressa e atual de estudantes e pesquisadores, sendo adotado pela maioria das instituições de ensino do país. O primeiro a destacar o Mania de Saúde na Plataforma Lattes foi o médico e professor de Medicina Dr. Cláudio Cola. Parceiro do Mania de Saúde há duas décadas, ele revelou, em matéria de 2019, como se deu esse processo. “No momento de realizar a minha mais recente atualização (na Plataforma Lattes), verifiquei que havia o item ‘texto em jornais ou revistas’ no capítulo de produção bibliográfica e, como já tenho uma longa e prazerosa caminhada com esse jornal, decidi verificar se as reportagens veiculadas pelo Mania de Saúde se enquadrariam nos critérios, o que foi confirmado no site da plataforma”, afirmou o médico. “Esta constatação traz para o jornal um merecido reconhecimento pelos órgãos reguladores da educação do seu efetivo papel de esclarecimento e apr Mania de Saúde oximação entre a população e os profissionais, atuando como um eficaz popularizador de ciência, priorizando a ética e a credibilidade. Ou seja, apenas se oficializou a certeza que a população e os profissionais da área de saúde já tinham”. Nossa reportagem consultou a Plataforma Lattes e trouxe alguns exemplos de profissionais que incluíram oem sua produção bibliográfica. Seja você também um deles!

Faça como eles!

Faça como eles!

Médico especialista em Clínica Médica, com Pós-Graduação em Medicina Ortomolecular e longa trajetória docente, Dr. Cláudio Cola já trouxe inúmeros conteúdos relevantes para os leitores do Mania de Saúde. Seis dessas produções hoje estão no seu Currículo Lattes, incluindo a sua série sobre Vitamina D e os Mitos e Verdades Sobre o Diabetes. CV: http://lattes.cnpq.br/3040839528890423.

Faça como eles!

Médica ginecologista, especialista em Vídeo Colposcopia e Doutora em Ginecologia pela Unicamp, Dra. Renata Gontijo sempre marcou presença no Mania de Saúde, especialmente quando tornou-se Coordenadora do Curso de Medicina da UniRedentor/Afya. Hoje, 10 dessas contribuições estão no Lattes, com abordagens que vão desde o trabalho científico desenvolvido junto aos alunos até infertilidade feminina. CV: http://lattes.cnpq.br/2499568116453690.

Faça como eles!

Formado pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas – ECMAL, com Mestrado e Doutorado na área de Saúde da Família, tendo vasta trajetória docente e acadêmica, o médico Dr. Paulo Cavalcante Apratto Junior também incluiu o Mania de Saúde no seu Currículo Lattes. Referência para inúmeros alunos de medicina, suas abordagens envolvem a importância da atenção básica, a formação médica no país, além da saúde do idoso. CV: http://lattes.cnpq.br/7603271927989574.