Mamães, fiquem tranquilas!

A professora de educação física Mel Quitanilha ajuda as mamães a se sentirem mais seguras com os seus filhotes no que se refere à
água e, com todo o seu carisma, ensina os pequenos a nadarem de forma lúdica e divertida

A natação é uma das atividades físicas mais recomendadas para crianças, não apenas por ser divertida, mas também por trazer inúmeros benefícios para a saúde. Além de melhorar a capacidade cardiovascular e respiratória, a natação ajuda a fortalecer os músculos e ossos, aprimorar a coordenação motora e ainda pode contribuir para o desenvolvimento da autoconfiança e segurança da criança na água.

O Mania de Saúde conversou com a professora de natação para crianças, Mel Quintanilha, que fala um pouco sobre o seu trabalho. “Iniciei a natação em 2005, mesmo ano em que conheci o meu marido. De lá para cá foi uma trajetória muito bonita. Hoje eu tenho um público infantil muito grande, muitas mães me procuram para começar a natação com seus bebês, mas, na verdade, tenho alunos de várias idades, inclusive adultos. Faço um trabalho também junto com o meu marido, que faz assessoria esportiva, a gente está sempre caminhando junto”.

Uma dúvida comum dos pais é com que idade pode-se começar a natação. A professora esclarece. “A partir dos seis meses, já é possível posicionar o bebê certinho e aí vai até a terceira idade, porque natação é vital, não apenas pela questão da saúde e qualidade de vida, mas também por sobrevivência. Tenho muito aluninho de dois anos, dois anos e meio que já atravessa a piscina toda de um lado para o outro. A gente vê muitos casos de acidentes com piscina, e com a natação, a criança vai saber se virar, caso aconteça algum problema do tipo. Muitos pais me procuram justamente por isso, porque têm piscina em casa e se preocupam”.

Mel ainda nos explica os benefícios da natação. “Ela beneficia a parte cognitiva e motora da criança, ajudando no desenvolvimento. E, começando cedo, a criança já cria intimidade com a água, por isso, quanto antes melhor. Muitos atletas de ponta contam que começaram a nadar porque tinham problemas respiratórios, como bronquite ou asma na infância. Na parte da coordenação motora, a natação é ótima também, porque a criança desenvolve muito a questão da lateralidade, por exemplo. No caso das aulas em turmas, a parte da socialização é muito importante, principalmente a questão da inclusão. Tenho um aluno com autismo, que foi completamente abraçado pela turma e isso é muito bonito de ver. E, depois da pandemia, as crianças ficaram muito reféns das telas e o esporte ajuda a trazê-las para o mundo real. Quando elas se desenvolvem, começam a tomar gosto até em competições. E, para quem nunca fez natação, digo que nunca é tarde para começar. Tenho um caso de uma aluna que começou aos 42 anos e não sabia nada. Entrei com ela na piscina, fiz todo o passo a passo e hoje ela está competindo no triatlo. O esporte dá outra energia para as pessoas, inclusive para as tarefas do dia a dia”, finaliza Mel.

Mamães, fiquem tranquilas!Mãe: Alessandra Mamedi L. Conceição
Criança: Helena
“Benefícios: prática de esporte, aprender a nadar, controle da respiração e disciplina. Vendo a Mel dando aula no condomínio, Helena se interessou pelas atividades com as crianças, então achei que ela gostaria de fazer também. Já havíamos colocado Helena na natação, mas ela não se adaptou ao ambiente/professora. Mas, com a Mel, ela se sentiu muito confortável e está dando muito certo. Está aprendendo a nadar e ela gosta muito da professora!”

Mamães, fiquem tranquilas!Mãe: Rosane Neto Moço
Criança: Giovana
“A natação é um esporte completo. Além da parte cardiorrespiratória, diminui estresse e, com isso, contribui para a saúde física e mental. Giovana iniciou desde bebê com 9 meses e continua até hoje com 10 anos. Tia Mel é essencial para o estímulo, inspiração e disciplina. Natação para vida toda!”

Mamães, fiquem tranquilas!Mãe: Lya Karen Macedo Campos
Criança: Maitê
“Escolhi a natação para Maitê porque nadar é meio de sobrevivência, além de ser um esporte completo e cheio de benefícios… trabalha a parte motora, cognitiva, respiração, socialização de nossas crianças, além da autoconfiança! Agora vamos buscar a professora… várias pessoas me indicaram a tia Mel. Comecei a ver seu trabalho no Instagram, vi o sorriso dos pequenos, a troca de olhares, carinho, paciência entre ela e os aluninhos, não tive dúvida! Tia Mel trabalha de forma lúdica e divertida, passando autoconfiança tanto para nós, pais, quanto para nossos pequenos! Trabalha com respeito, amor e afeto, proporcionando prazer ao estar na água! Indico sempre de olhos fechados!”