Por uma gravidez ATIVA!

Por uma gravidez ATIVA!Professor de Pilates fala sobre os benefícios da atividade na gestação Todos nós sabemos da importância da atividade física para nossa saúde e qualidade de vida. Na gestação, não é diferente. Desde o início já é possível sentir as alterações fisiológicas, cardiovasculares e osteomusculares no corpo e, mais do que nunca, a atividade física será fundamental para o bem-estar da mamãe e do bebê. Recentemente, o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia (ACOG) publicou, em suas diretrizes de exercícios na gravidez, a necessidade de a gestante praticar exercícios durante todo pré-natal, desde o 1º trimestre, até mesmo as sedentárias.

O Programa “Gravidez Ativa by Prof. André Lima” foi criado para trazer informações relevantes e de qualidade para as gestantes do primeiro trimestre até a infância do bebê. Esse projeto reúne o maior número de especialistas na Saúde da Mulher e fala sobre como manter uma gravidez saudável, sem dores e com mais energia. O principal objetivo é levar para as mamães o item mais importante do enxoval: a informação.

Conversamos com André, que é especialista em exercícios na gravidez e pós-parto. Desde 2009 se dedica ao Pilates na gravidez em seus estúdios no Rio de Janeiro, e desde 2021 os atendimentos presenciais são em Campos dos Goytacazes-RJ. “Os benefícios dos exercícios para as mães e os bebês são vários, como a diminuição do ganho excessivo de peso durante a gravidez, além da redução do risco da diabete gestacional, pré-eclâmpsia, o risco de uma cesárea de emergência. Além disso, aumenta a incidência de parto normal, enquanto a recuperação da mãe, independente do tipo de parto, fica muito mais rápida. Os bebês têm mais tendência a não desenvolver uma síndrome metabólica e obesidade infantil. A mãe que se exercita tem menos chances de desenvolver a depressão pós-parto. Quando a gente trabalha o baby pilates, que é a possibilidade desta mamãe trazer o bebê depois dos três meses para o studio, fortalece esse vínculo e trabalha os marcos do desenvolvimento, como a parte cognitiva, de coordenação e motora. E nós temos toda a estrutura para receber as mães e os seus bebês”, revelou.

André destaca ainda como tem sido o seu trabalho realizado de maneira virtual. “As aulas online vieram por causa da pandemia e acabou dando certo. Tanto é que até hoje atendo gestantes e mulheres depois do parto nessa modalidade, inclusive mães de outros países, como França, Arábia Saudita, Canadá, Estados Unidos. Essa ferramenta foi muito importante, até porque, em outros países, esse hábito do exercício na gravidez não é tão preconizado, por isso existem poucos profissionais com a expertise para este tipo de atendimento”.