A capacidade de se reinventar no mercado de trabalho é, sem dúvidas, o maior desafio para a maioria dos profissionais, independente da área de atuação. Mas, em algumas pessoas, essa habilidade tão poderosa às vezes parece estar no sangue. É o caso da Dra. Júlia Neves.
Ao se formar como fisioterapeuta, no ano de 2004, ela logo percebeu que não poderia se limitar à formação básica. Com isso em mente, fez pós-graduação em Traumato-ortopedia e em Métodos e Técnicas de Ensino, que ampliaram seus horizontes profissionais.
Mas não parou por aí: apaixonada por empreendedorismo, ela fez o MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, com toda essa bagagem, passou a trabalhar exclusivamente como gestora de fisioterapia, chegando àquela que logo se tornaria sua grande conquista profissional: a FisioClínica e a FisioClínica Health, que há anos se tornaram referência para toda a região.
Olhando para trás, fica fácil imaginar quantas pessoas não se acomodariam com tamanho sucesso – mas nunca uma mulher como Dra. Júlia Neves. Adepta do conceito de lifelong learning, que designa o profissional em constante aprimoramento, a partir de 2019 ela passou a ser mais ativa nas redes sociais, onde começou a partilhar toda sua experiência como gestora, ajudando outros profissionais de saúde a desbravarem esse mercado. Foi assim que nasceu o GestCast e a Plataforma ByWay, que reúnem uma gama imensa de conteúdos sobre empreendedorismo e gestão, com material riquíssimo para quem deseja sucesso na carreira.
No mês dedicado às mães, o Mania de Saúde conversou com a fisioterapeuta e empresária para abordar essas iniciativas e, claro, descobrir como ela consegue conciliar tantos papéis sendo esposa, mãe, gestora e produtora de conteúdo, servindo de inspiração a muitas outras mulheres que sonham em seguir o mesmo caminho.
Mania de Saúde – Por que decidiu criar os canais digitais e produzir conteúdo?
Dra. Júlia Neves – Os canais digitais vieram no finalzinho de 2019 e ficou muito evidente a necessidade de explorar ainda mais essa área quando veio a pandemia, onde a única forma de continuarmos o nosso trabalho era através do online. A gente já sabia que estava vivendo uma nova era, mas eu não conseguia enxergar onde a fisioterapia poderia se encaixar ali, porque é uma área de muito contato. Mas, durante a pandemia, a gente encontrou caminhos de fazer isso dar certo, através do digital.
Mania de Saúde – O GestCast traz profissionais gabaritados em diferentes áreas de atuação. Como tem sido essa experiência?
Dra. Júlia Neves – Isso é uma das coisas que eu mais amo fazer. No GestCast, recebo profissionais de saúde e fico muito feliz em partilhar experiências, colaborando para que outros profissionais possam aprender também. Quando estou conversando com eles, tento passar o máximo de conhecimento, mas o que me dá mais prazer mesmo é estar ali aprendendo com aquelas pessoas. Normalmente, acabo chamando profissionais que tenham a ver com a fase que estou passando, com as dificuldades que estou vivendo, com as coisas que ando estudando e isso possibilita uma troca de profissional para profissional. É um aprendizado muito grande.

Mania de Saúde – Como é conciliar tantos papéis no dia a dia?
Dra. Júlia Neves – Não é fácil. Mas é uma escolha. Então, todas as vezes em que me encontro naqueles momentos onde a gente acha que vai enlouquecer, eu respiro e digo para mim mesma: foi você quem escolheu todos esses papéis. Se está difícil em algum deles, sempre observe qual é a sua prioridade. A minha prioridade, sem dúvidas, é a minha família. Então, vou estar sempre pensando no que é melhor para eles. Em seguida, vou encaixando as coisas que me fazem feliz. Trabalhar, por exemplo, me faz feliz. Estar com os canais digitais me faz feliz. Eles me completam, sabe? Ou seja: eu escolhi estar aqui. Então, vou dar o meu melhor e sem reclamar.