Quem conhece Betina Muylaert sabe que ela é uma mulher inspiradora. Basta observar seu cuidado com a palavra, o trato sensível e cortês com as pessoas, sempre primando pela assertividade na comunicação, independente do cargo que ocupe. Não é à toa que uma de suas graduações seja o curso de Letras, na PUC-RJ, onde evidenciou todo seu talento com a escrita e a paixão pelos livros. Já o senso de justiça e a busca pelo bem-estar comum – traços também marcantes de sua personalidade – ajudam a explicar, talvez, a formação em Direito, pela UCAM, demonstrando o quanto a educação e o conhecimento se misturam à vida de Betina e explicam sua trajetória de sucesso no ramo educacional.
Nesta entrevista, concedida justamente no Dia Internacional da Mulher, a educadora revelou detalhes de sua história, além de deixar uma importante mensagem às mulheres, que cada vez mais alcançam o devido protagonismo no mundo moderno. Confira!
Mania de Saúde – Poderia nos contar um pouco de sua trajetória? Quem é a Betina?
Betina Muylaert – Sou esposa, mãe e educadora! Minha família e minha profissão sempre estiveram conectadas. Sou filha de uma pedagoga que, com o seu amor pela educação, serviu-me de exemplo e inspirou-me a seguir os seus passos. Sou formada em Direito pela UCAM, em Letras pela PUC-RJ, com experiência em Ensino de Língua Inglesa para Crianças nos Estados Unidos, e especialista em Psicopedagogia Institucional pelo ISECENSA.
Iniciei minha vida profissional no CNA ao retornar para Campos, dei continuidade no CENSA como professora de inglês e, tempos depois, fui convidada pela Secretária de Educação do município a integrar a equipe como psicopedagoga na implantação do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). Abracei tal desafio e me dediquei inteiramente ao projeto. Quando recebi o convite para integrar a equipe do Colégio Centro de Estudos, percebi que começaria um novo capítulo da minha história. Atualmente, ocupo o cargo de vice-diretora da instituição e de supervisora do Setor Psicopedagógico, projeto o qual tenho orgulho de ter elaborado no Colégio. Além disso, em minha caminhada no CCE, também tive a oportunidade de implantar o Projeto Bilíngue nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que é um diferencial por ter uma abordagem lúdica e contextual.
Mania de Saúde – Qual foi o maior desafio, como mulher, ao longo da carreira?
Betina Muylaert – O maior desafio para todas as mulheres que estão no mercado de trabalho é conciliar a rotina do lar, mãe e esposa, com o ritmo de trabalho, porém não posso deixar de destacar as conquistas das mulheres nessa área. Hoje somos maioria, atuando nas escolas em todos os segmentos e nas mais diversas funções. A nossa caminhada em busca de reconhecimento na profissão é uma realidade. Se pensarmos, até pouco tempo atrás, os professores homens eram maioria e atualmente as mulheres são maioria do ensino infantil ao superior. A mulher tem um grande protagonismo na área educacional, conciliando competência e sensibilidade ao lidar com a educação.
Mania de Saúde – Alguma mensagem para quem está iniciando na área da educação?
Betina Muylaert – Diria que o educador tem uma responsabilidade única e por isso temos que nos conscientizar de como podemos transformar a vida dos nossos alunos e fazermos a diferença na vida deles, com o objetivo maior de formar cidadãos éticos, conscientes e preparados para serem autores de sua própria história. Para quem está começando, eu diria o seguinte: acredite na sua capacidade e sonhe alto! Trabalhe com amor que o sucesso é consequência!