ProntoCardio – Saiba tudo sobre cirurgia bariátrica

Saiba tudo sobre cirurgia bariátricaAgora é oficial: mais da metade da população terá sobrepeso ou obesidade nos próximos 12 anos em todo o mundo, conforme revelou o Atlas 2023 da Federação Mundial da Obesidade. De acordo com o relatório, o índice de massa corporal (IMC) de 51% dos habitantes estará acima de 25 kg/m², para sobrepeso, ou acima de 30 kg/m², para obesidade. Isso talvez explique o motivo de a bariátrica ter se tornado uma das cirurgias mais pesquisadas na internet nos últimos meses, de acordo com o Google Trends.

A fim de abordar esse crescimento, nossa reportagem foi até o Centro Médico ProntoCardio e conversou com o médico cirurgião Dr. Bruno Carvalho. Especialista em cirurgias do aparelho digestivo e cirurgia bariátrica, ele é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e comenta a incidência da obesidade no mundo de hoje.

“A sociedade moderna tende a adotar hábitos alimentares prejudiciais à saúde, por conta de uma alimentação mais processada e menos natural. O modo de vida também acaba sendo mais sedentário, já que hoje temos automóveis, serviços de aplicativos, transporte público etc. Isso faz com que a gente coma pior do que os nossos antepassados e gaste menos energia do que eles. O resultado final é o ganho de peso”, afirma.

É nesse contexto que muitas pessoas acabam se tornando obesas e logo pensam em cirurgia bariátrica. Mas, como ressalta Dr. Bruno, ela é apenas uma etapa do processo. “Até porque estamos tratando a obesidade, o excesso de peso, que consiste em todo um acompanhamento multidisciplinar para avaliar a saúde desse indivíduo, envolvendo nutricionista, psicólogo, cardiologista, endocrinologista, entre outros, para só assim chegar à cirurgia propriamente dita, que é o estágio final do tratamento”, alerta Dr. Bruno. “É importante lembrar que a pessoa não adquiriu peso da noite para o dia. Foi um processo lento e gradual. A obesidade, por sua vez, costuma trazer algumas complicações silenciosas, com alterações na glicose, pressão arterial, colesterol, triglicerídeos, além de gordura no fígado, problema osteoarticular, apneia do sono, entre outros fatores que, por si só, explicam porque o indivíduo precisa cumprir todas essas etapas até chegar à cirurgia bariátrica em si”, acrescenta o médico, lembrando que a cirurgia bariátrica só é indicada para pessoas com obesidade grau 2 (IMC acima de 35 kg/m²) e já tentaram um tratamento de perda de peso por, pelo menos, dois anos. “A cirurgia bariátrica obedece a uma série de critérios e por isso o paciente tem que ser muito bem avaliado”, destacou Dr. Bruno.

Dr. Bruno Carvalho
Dr. Bruno Carvalho, especialista em cirurgias do aparelho digestivo e cirurgia bariátrica

Ele comenta, também, como o Centro Médico ProntoCardio e o Hospital Geral ProntoCardio têm oferecido um suporte completo para os pacientes que se submetem à cirurgia, tendo um corpo clínico e cirúrgico altamente capacitado para realizar esse trabalho. “Hoje temos a facilidade de o Centro Médico ProntoCardio dispor de todo esse acompanhamento multidisciplinar para atender o paciente de forma adequada, tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório. Isso permite que ele faça todas as consultas e todos os exames em um só lugar. Além disso, temos o Hospital Geral ProntoCardio, que conta com um centro cirúrgico de ponta e uma estrutura completa para dar conforto e segurança a esse paciente. Hoje a cirurgia bariátrica é feita por videolaparoscopia, sem cortes ou grandes incisões, com um instrumental bem delicado para gerar o mínimo de agressão possível. Isso proporciona uma recuperação mais rápida, onde o paciente fica internado, em média, por apenas 24h, no máximo 48h. Ou seja: o ProntoCardio dispõe de tudo o que é necessário para tratar a obesidade, mas sempre com saúde, gerando assim melhores resultados ao paciente”.