Item é fundamental para garantir a segurança do veículo
Já parou para pensar quanto está custando trocar os pneus do seu carro? Muitas vezes não pensamos na importância dos pneus e o quanto eles custam, só lembramos quando passamos por uma derrapagem ou por um pneu furado no meio daquela correria diária. Os pneus são os únicos pontos de contato do veículo com a via, eles que transformam a força do motor em tração. Por isso, o Mania de Saúde ouviu Wanderson Peixoto, empresário e proprietário da 900HP, que nos dá algumas orientações preventivas. Confira!
900HP
Calibragem – “A calibragem dos pneus assegura a estabilidade e a segurança do veículo em movimento. Deve-se conferir a calibragem a cada 15 dias, sempre com os pneus frios (andar no máximo 2 km até o local que for calibrar). A informação da pressão correta você encontrará no manual do veículo, assim como na porta ou coluna da porta do motorista. A calibragem menor que o recomendado pode ocasionar perda de aderência, desgaste prematuro nos ombros, deformação da estrutura interna, instabilidade ao dirigir, maior esforço do motor, gerando consumo maior de combustível e aumento da emissão de CO2 e, em caso extremo, destalonamento (desencaixe do pneu na roda). A calibragem maior que o recomendado gera desgaste acentuado no centro da banda de rodagem e redução do conforto, pois dificulta a suspensão absorver as irregularidades da via, reduzindo a vida útil das peças de suspensão”.
Alinhamento – “É necessário que se faça o alinhamento a cada 10.000 km ou, após bater em algum buraco, sentir que o carro está puxando para algum dos lados. O alinhamento é o ajuste do ângulo das rodas. Alguns carros têm a suspensão traseira independente e nesses também se faz necessário realizar o alinhamento do eixo traseiro”.
Balanceamento – “O balanceamento do conjunto roda/pneu funciona para evitar o volante tremer e corrige o desequilíbrio aplicando peso junto às rodas, reduzindo as vibrações”.
TWI – “TWI é o limitador de uso dos pneus. Ele indica até onde podemos rodar com segurança e são tacos marcados no fundo da banda de rodagem (parte que toca o solo). Ao atingir esse limitador, chegou a hora de fazer a troca. A partir desse limite, além do risco em frenagens, aquaplanagens etc., há o risco de multa. Apesar de os pneus serem uma das estruturas do veículo que mais sofrem, devido ao contato com o solo, é possível mantê-los conservados e, com os devidos cuidados, aumentar sua vida útil. Em caso de dúvidas, venha até a 900HP, seu espaço Michelin/BF Goodrich em Campos para uma avaliação gratuita. Av. 28 de março, Turf, (22) 999773900”.