Arte que transforma vidas

Yuki Satou foi reconhecido como um dos sete melhores artistas de macramê do mundo por Osana Barreto em seu Instagram (QR). Ela é instrutora da arte e fundadora da Escola de Nós, reconhecida internacionalmente
Yuki Satou foi reconhecido como um dos sete melhores artistas de macramê do mundo por Osana Barreto em seu Instagram (QR). Ela é instrutora da arte e fundadora da Escola de Nós, reconhecida internacionalmente

A estátua de Carlos Drummond de Andrade instalada no calçadão de Copacabana é uma das muitas atrações turísticas do Rio de Janeiro. Todos os dias, recebe centenas de visitantes, que tiram selfies e fazem vídeos ao lado do poeta. Mas nenhum desses turistas atribuiu maior significado à imagem de Drummond do que Yuki Satou.

Afinal, foi naquele cenário paradisíaco que ele encontrou sua esposa pela primeira vez, depois de viver por 11 anos no Japão – e talvez tenha sido esse o gatilho que faltava para deflagrar a verve artística de Satou, que poucos anos depois começaria sua história com o macramê, sendo hoje uma referência para pessoas de todo o mundo, com peças vendidas para oito países – sempre sob o olhar do Drummond emoldurado na parede de casa, simbolizando seu apreço pelo destino e pela arte.

A fim de abordar um pouco dessa história, o Mania de Saúde visitou o Showroom Satou Macramê, que reúne diversos produtos para exibição e, também, para venda, indo desde colares e chaveiros até cadeiras, mesas, terços, lustres e telas, dentre muitos outros objetos, cujo requinte e beleza evidenciam todo o talento e a versatilidade deste artista que já arregimentou mais de 10 mil seguidores nas redes sociais.

“O interesse pelo macramê ocorreu por acaso, quando fomos à Chácara da Lagoa para ver um espaço de festas, por ocasião do nosso casamento”, relembra Satou. “Em um dos ambientes, notei um objeto branco pendurado e fiquei curioso em saber o que era aquilo. Quando me aproximei, vi que era macramê. Achei fantástico, pois, até então, só lembrava daquelas pulseirinhas vendidas na praia, mas nunca imaginava que elas poderiam se transformar em um objeto como aquele. Quando vi essa possibilidade, veio o estalo”, afirma.

O insight, claro, não poderia ter vindo em melhor hora: recém-saído de um emprego, Yuki Satou procurava algo para se ocupar quando surgiu o macramê. “Eu estava parado, mas sempre pedia a Deus um dom para trabalhar e, sobretudo, ajudar as pessoas. Foi nesse contexto que surgiu o macramê. Logo percebi que era um desígnio de Deus”, diz o artista, mencionando sua história de fé e empreendedorismo. “Isso me impactou muito porque virei um ponto fora da curva. Afinal, quem faz artesanato normalmente é do sexo feminino. Tanto que as pessoas viam minhas peças, gostavam, mas perguntavam se eram da minha esposa. Ou seja: foi uma quebra de paradigmas”, recorda Satou, que começou vendendo chaveiros e hoje confecciona um número infindável de peças. “Estudei muito, fui me aprimorando, fazendo cursos, produzindo peças e, quando vi, estava inspirando a vida de outras pessoas mundo afora. Por isso entendi que era uma mensagem de Deus. Tudo é por Ele e para Ele”, revelou o artista que, no momento exato da entrevista, recebeu uma mensagem de uma seguidora no Instagram, demonstrando gratidão por sua arte – um fato, aliás, recorrente na vida de Yuki Satou.

Mas não poderia ser de outra forma. As obras do artista realmente impressionam a quem passa pelo showroom ou visita seu perfil no Instagram. “O macramê é uma técnica muito simples, pois consiste em dois tipos de nós. A forma de entrelaçá-los, porém, é infinita. Isso possibilita criar uma variedade enorme de objetos, desde itens de decoração até acessórios de moda, cortinas, bolsas, joias, tapetes, adornos de parede etc. Por isso, cada peça é única”, aponta Satou, dando como exemplo um cordão de três dobras, encomendado por um casal. Eles usarão a peça para dar um nó durante a cerimônia de casamento, marcando a união para toda a vida. “Isso mostra como o macramê não é apenas um adorno decorativo, mas algo que transforma a vida das pessoas, que dá significado. Por isso é tão fascinante e tão transformador”.

É todo esse fascínio, aliás, que explica o sucesso de Yuki Satou nas redes sociais, onde já comercializou peças para Austrália, Japão, Estados Unidos, Suíça, Inglaterra, Portugal, Holanda e Alemanha, tendo chamado a atenção também de muitos arquitetos, lojistas e empresários, fazendo com que o artista criasse uma empresa para atendê-los. “Estou sempre à disposição para fechar parcerias, montar estandes, fazer showrooms, workshops e demais eventos. Também dou aulas e faço monitorias on-line, de acordo com a necessidade do aluno, analisando a técnica que ele possui no momento. A internet abriu essa possibilidade de falarmos para o mundo. Frequentemente recebo pedidos ou mensagens via direct, demonstrando como essa arte transforma a vida das pessoas – e estou sempre a postos para atendê-las”.

Visite o www.instagram.com/satoumacrame e se surpreenda!