Mania de Saúde conversa com o arquiteto Lucas Silveira
A arquitetura não é apenas sobre construir edifícios, mas sim sobre moldar espaços que influenciam nossas vidas de maneiras profundas. Desde os espaços urbanos até a intimidade da nossa casa, a arquitetura está presente em todo o mundo ao nosso redor. Nesta edição, o Mania de Saúde conversou com o arquiteto Lucas Henriques Silveira Rosa, que fala um pouco da sua relação com a profissão e de como ela é importante em nossas vidas.
Mania de Saúde – Conte um pouco como começou o seu interesse pela arquitetura.
Lucas Silveira – Minha paixão pela arquitetura começou desde criança, por mais que eu só fosse perceber isso muitos e muitos anos depois, da forma mais improvável possível. Desenhar sempre foi um divertimento enorme para mim, mas eu nunca relacionei isso a alguma profissão, então, resolvi fazer o que todo mundo estava fazendo na época e escolhi um curso técnico em mecânica industrial. Estudar para mim nunca foi um problema e, por mais que não estivesse me identificado com o curso, conseguia levar adiante, mas tinha uma matéria em que eu sempre ia melhor do que as outras, que era a de desenho técnico. Foi ali que tive o primeiro lampejo de que era algo relacionado com desenho e criatividade que eu devia trabalhar. Finalizando o curso, resolvi apostar na faculdade de Arquitetura e, para minha surpresa, a primeira aula foi para criar um desenho a partir da vista que estávamos tendo de algum ponto da sala. Não preciso nem dizer que foi amor à primeira vista. A partir dali, só cresceu esse amor pela profissão.
Mania de Saúde – Que tipo de trabalho você desenvolve hoje?
Lucas Silveira – Hoje tenho um escritório que atua no mercado de arquitetura e interiores, elaboro projetos residenciais e comerciais e confesso que não tenho um favorito entre essas duas áreas. A sensação de gratidão é a mesma quando vejo a felicidade dos nossos clientes no seu novo empreendimento ou na sua casa nova.
Mania de Saúde – Quais são os maiores equívocos que as pessoas cometem quando vão reformar uma casa ou um ambiente?
Lucas Silveira – Sem dúvidas o maior equívoco das pessoas é não planejar. A função do Arquiteto é justamente indicar os melhores caminhos, a estrutura mais funcional, as melhores opções para cada caso e, claro, as mais estéticas também. Mas acontecem alguns casos em que o cliente negligencia o serviço do Arquiteto e só resolve procurar o profissional quando a situação já desandou e isso gera gastos excessivos para ele próprio e dificulta nosso trabalho. Por isso que sempre é melhor prevenir e planejar, pois tudo sem planejamento leva a desperdício e não podemos desperdiçar tempo e nem dinheiro.
Mania de Saúde – Quais são as tendências neste momento na arquitetura?
Lucas Silveira – Sem dúvidas, ambientes com cores claras e neutras com itens curvos e orgânicos são a tendência do momento. Somado a isso, ainda restou um pouco da Décor que foi utilizada no período da pandemia. Então, pontos de cor nos tecidos e nos quadros são muito bem-aceitos, por exemplo, assim como os revestimentos naturais e o uso do paisagismo em ambientes internos seguem muito em alta ainda.