O mercado da beleza é um dos que mais crescem no país, movimentando milhões no setor. É uma prova de que o brasileiro anda mais vaidoso. Neste cenário de crescimento, vemos também expandir a oferta de produtos de maquiagem, com dezenas de marcas no mercado. Mas como a maquiagem influencia na saúde da pele? Para descobrir mais sobre o assunto, conversamos com a médica dermatologista Dra. Roberta Cesário.
Mania de Saúde – Como decidir a maquiagem certa para cada tipo de pele?
Dra. Roberta Cesário – A primeira coisa é identificar qual é o tipo da sua pele. Se você ainda não souber, procure um profissional para descobrir se tem uma pele seca, mista, oleosa ou normal. Aqui no nosso estado, principalmente entre os jovens, temos muita pele oleosa, por causa do clima tropical. Nos países e estados mais frios, predomina a pele ressecada ou mista. A idade também pode influenciar, as peles mais maduras tendem a ser mais secas. Isso é fundamental para a escolha correta dos produtos. A pele mais oleosa vai precisar de uma base mais seca, com efeito matte, livre de óleo, para não estimular as glândulas sebáceas a uma maior produção. Enquanto isso, a pele mais ressecada precisa de uma hidratação antes da utilização da maquiagem e os produtos devem ser mais cremosos, para evitar que apareçam rugas e marcas de expressão.
Mania de Saúde – Por que é importante buscar produtos de qualidade e como reconhecê-los?
Dra. Roberta Cesário – Sempre que for comprar um produto, busque as marcas conhecidas. Se você vê uma marca que nunca ouviu falar na vida, procure informações sobre a mesma, em algum site, recomendações e comentários sobre ela e até mesmo procure um profissional. Na hora da compra, leia o rótulo da maquiagem, ficando atento à composição, indicações, modo de uso. Quando tem muitos conservantes, parabenos, fragrâncias e corantes sintéticos, há uma chance maior de desenvolver alergia. Opte por corantes minerais, que têm uma chance menor de causar reações alérgicas. Veja se eles foram testados dermatologicamente, se são hipoalergênicos, se tem o selo da Anvisa. E sempre ficar atento à validade desses produtos.
Mania de Saúde – Quem já tem algum problema de pele deve se consultar antes da compra com o dermatologista?
Dra. Roberta Cesário – É o ideal. Quem já sabe que tem uma alergia de contato deve fazer o teste antes, para saber quais são as substâncias que lhe são alérgicas e, na hora de comprar, ler o rótulo para identificar se aquele produto tem algum dos componentes que lhe cause alergia. Quem tem acne, por exemplo, também deve procurar o médico antes, para saber quais produtos podem ser usados, principalmente se estiver em uso de algum tratamento. Existem algumas substâncias na maquiagem que, mesmo que a pessoa não seja alérgica, vai irritar a pele por ela estar sensível pelo uso de alguns medicamentos. Nem toda irritação na face após o uso de uma maquiagem é por mecanismo alérgico, pode ser por irritação primária do produto. A alergia ocorre geralmente depois de algumas horas, com muita ardência, coceira, edema e essas reações podem se expandir para além da área onde foi usada a maquiagem. No caso da reação de contato, aparece imediatamente depois e se localiza apenas na área onde foi aplicado o produto, ainda que os outros sintomas sejam os mesmos (coceira, vermelhidão, etc). Em caso de reação, lavar bastante o rosto com água em abundância. Se tiver um sabonete com Ph neutro, também pode utilizá-lo até procurar atendimento médico. Se for uma irritação primária vai passar rápido, mas, em caso de reação alérgica, pode ter algumas consequências mais graves, por isso é importante buscar um profissional o quanto antes.