Liberte-se dos Traumas!

A psicóloga Noísa Rangel
Liberte-se dos Traumas!

Entenda como a terapia EMDR pode curar seus traumas

Sabe aquela lembrança difícil, que toda vez que pensa nela, te causa dor, sofrimento ou desconforto? Pois é, isso é trauma psicológico. O trauma psicológico traz emoções desagradáveis, crenças negativas e sensações corporais desconfortáveis. O passado torna-se presente. Quando no presente você tiver uma lembrança negativa e sentir mal-estar, incômodo ou perturbação, é sinal de que houve um trauma.

Quem nos explica os sinais de que temos trauma é a psicóloga Noísa Rangel. “Se você tem medo de receber críticas, necessidade de aprovação externa, perfeccionismo, procrastinação, dificuldade em dizer ‘não’, vergonha de se expressar, medo do abandono, crenças de autodesvalorização, autodepreciação, autocobrança excessiva, raiva ou irritação intensa, dificuldade de confiar nos outros, pode ser um sinal de que tenha traumas. O que muita gente não sabe é que é possível se libertar deles. Nós podemos lembrar da experiência difícil sem sentir incômodo, dor ou sofrimento emocional. A pessoa pode lembrar do que aconteceu como uma experiência difícil, mas não mais como trauma. Como pioneira em Terapia EMDR em Campos, tenho o privilégio de trazer para a nossa região uma abordagem terapêutica cerebral eficaz em tratamento de traumas”, revelou Noísa.

Ela prossegue explicando mais sobre a terapia. “EMDR significa Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares. Reprocessar é olhar de novo para as experiências. Dessensibilizar é parar de sofrer por conta disso. Ou seja, reprocessar e dessensibilizar as tuas experiências traumáticas e dolorosas através de estímulos bilaterais. Trabalho feito pelo cérebro do paciente. O cérebro tem várias partes, mas vou falar de apenas duas. O neocortex: é a área do racional, do pensar, planejar, do decidir, das funções cognitivas. No neocortex está a região de Broca, que é a área da fala. Só que as coisas que aconteceram ao longo da vida, mais as sensações na barriga da mamãe, não estão no neocortex, e sim em uma área do cérebro chamada subcortical. É o grande depósito onde guardamos tudo o que nos aconteceu. Crenças que ouvimos ao longo da vida, emoções ou sensações físicas. Tem gente que é só corpo ou só emoção. Exemplo: qualquer aborrecimento, tem gente que sente dor de cabeça, dor na barriga. Ou sente muita tristeza, ansiedade. As lembranças ficam mal armazenadas no depósito e se transformam em sintoma ou doença. O EMDR acessa o hemisfério direito e esquerdo do cérebro, indo onde a fala não dá conta de expressar e aliviar as dores e sintomas. Por isso, a terapia não é só verbal, ela faz estimulação cerebral. Os movimentos bilaterais podem ser visuais, táteis ou auditivos. Podem ser feitos de forma manual ou com auxílio de aparelhos eletrônicos, como a barra de luz e o aparelho tátil. Ajuda o paciente a ir naquele depósito subcortical e fazer a faxina naquilo que precisa ser faxinado, ressignificando as experiências. Porque lugar de passado é no passado, como diz Francine Shapiro. O passado se presentifica. O nosso cérebro diz assim: ‘vai acontecer de novo’. Por exemplo, uma turbulência no avião gera medo de acontecer de novo, a partir daí a pessoa fica com medo de avião e não quer mais viajar. Na terapia temos a oportunidade de olhar novamente para a situação com outra interpretação, ressignificando o ocorrido. EMDR é reconhecida como terapia com evidência de resultados, é reconhecida como categoria A para tratamento de traumas”.

 

Quem pode fazer terapia EMDR?

“Todo mundo pode, de bebês até centenário. Se tem cérebro, podemos reprocessar. Só quem pode aplicar são psicólogos e médicos. Estamos no século das doenças da alma. O Brasil é o país mais ansioso do mundo. O EMDR é um presente de Deus para a humanidade, para as doenças atuais. Foi criada por Francine Shapiro para que pessoas possam ter seus males e doenças curados. Um problema não se resolve fingindo que ele não existe, jogando a poeira para debaixo do tapete. Não precisamos carregar um trauma para a vida toda. É preciso tratar o trauma para que ele seja curado. As pessoas podem viver de forma mais leve, libertando-se de seus traumas. A terapia EMDR é uma forma eficaz de reprocessar e curar os traumas”.